Como definir a sua imagem pessoal

0
203
Como definir a sua imagem pessoal
@erikapaiva_consultoria

Por Erika Paiva
Não temos dúvidas de que vivemos na era da imagem, prova disso é o número de redes sociais que só aumentam a cada ano e, com elas, o número de usuários expondo suas vidas diariamente. No momento de pandemia que vivemos, a tendência se fortalece ainda mais. Se você participa de alguma rede social, em algum momento você já expôs algo da sua vida. Ou então, acompanhou a vida de alguém. Em tempos de selfies, a busca pela imagem perfeita fez com que o tema “Imagem Pessoal” crescesse de forma exponencial e repercutisse em varias áreas, tanto pessoais como profissionais, até de forma distorcida.

Para quem acha que esse tema é super atual, e que essa preocupação com a imagem surgiu com as redes sociais, está enganado. Provérbios muito antigos, como o que nomeia esse artigo, nos mostram como esse assunto sempre esteve presente nas nossas civilizações ao longo da história.

A Imagem Pessoal é a maneira como os outros nos enxergam, é o modo pelo qual somos lembrados e o mais importante é que podemos construí-la a partir dos nossos objetivos. Sim, leitoras, estamos falando de uma ferramenta estratégica de comunicação não-verbal.

IMAGEM PESSOAL

E qual é a importância da Imagem Pessoal?

“A primeira impressão é a que fica”. Você até pode conseguir mudá-la, mas para isso é necessário tempo! E você sabe quanto tempo demoramos para analisarmos outra pessoa, ou seja, para termos a nossa primeira impressão, sobre ela? Não se assustem: são apenas sete segundos. E o que conseguimos avaliar nesse breve período? Sua imagem, e não é a imagem como um todo, são seus elementos, como por exemplo a cor, seguida de linhas, formas, volumes e texturas.

A Imagem Pessoal tem o poder de transmitir para as pessoas que nos rodeiam mensagens, por exemplo: mais confiança, credibilidade e seriedade e, com isso, temos a oportunidade de mostrar o nosso potencial!

E como criamos essa Imagem?

Antes de qualquer coisa, é necessário entender o que somos, onde estamos, e o que queremos, e nos perguntar: a imagem que tenho condiz com o que eu almejo? Após esse processo de autoconhecimento, começamos a construção dessa imagem, através dos elementos do design: cor, textura, formas, linhas. Esses elementos transmitem mensagens e significados, que podem sofrer alterações culturais e religiosas, por isso é necessário tomar cuidado.

Separei 10 dicas para dar início à construção de uma imagem mais poderosa:

5142dc823b9a94cd111b93d46ad7acd3
Costanza Pacolato
  1. Sorria, essa é uma linguagem universal;
  2. Faça contato visual para gerar conexão;
  3. Comprimente a pessoa;
  4. Pergunte mais sobre o outro, isso gera empatia;
  5. Conheça o seu biótipo para valorizar seus pontos fortes e camuflar o que lhe incomoda;
  6. Conheça quais cores te favorecem: algumas ressaltam nossa beleza e outras tem o poder de nos derrubar;
  7. Conheça seu estilo para transmitir a mensagem desejada ao mundo;
  8. Tenha autoconhecimento: qual mensagem você quer passar, o que você almeja para sua vida pessoal e profissional?;
  9. Tenha uma assinatura de estilo, algo único, que as pessoas a reconheçam de longe, como o ícone da moda Costanza Pascolato;
  10. Mantenha constância e frequência na sua imagem pessoal, ou seja, repita sua assinatura para que se torne a sua marca pessoal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here