Publicidade

A acne solar costuma surgir poucos dias após os banhos de sol, especialmente nas áreas do rosto, tronco, colo e costas. A combinação de maus hábitos, a ação inflamatória da radiação solar do tipo A e B e os produtos utilizados colaboram para o problema. As peles que mais sofrem com eles são as oleosas ou mistas, por isso, merecem mais atenção. Os profissionais da Flér Dermocosméticos deram dicas sobre como evitar a acne solar com cuidados caseiros. Confira:

Limpe, mas não agrida a pele

Lavar a pele várias vezes ao dia acaba sendo um alívio necessário nas estações mais quentes. Para as peles oleosas e com tendência a acne, a atenção deve estar no sabonete usado no dia-a-dia. Ativos como Melaleuca, Aloe Vera, Ácido Salicílico, Zinco e Enxofre ajudam na normalização da oleosidade, proteção da hidratação natural e combate aos processos inflamatórios. Fuja das opções que ressecam.

Use tônico todos os dias

No skincare, as loções tônicas têm um papel importante, pois carregam ativos que ajudam a reestabelecer o ph da pele e depositar componentes benéficos ao equilíbrio da microbiota. Para as peles propensas a ter acne solar, a loção tônica deve conter ativos específicos e, na melhor das opções, serem dermocosméticos desenvolvidos com alta tecnologia.

Estou com acne solar, como tratar?

Para tratar a acne solar de forma segura, use secativos adequados e enriquecidos com vitaminas. A vitamina E, por exemplo, é ideal para melhorar a cicatrização, entre outros benefícios. Extratos naturais também são bem vindos, mas desde que estejam combinados de forma equilibrada em produtos que controlem a flora bacteriana e reduzam o processo inflamatório.

Use produtos específicos

O mito de não poder hidratar a pele oleosa já caiu há tempos, mas a indicação é que seja um hidratante apropriado para que os poros e glândulas sebáceas não sejam obstruídos. O mesmo vale para o indispensável protetor solar. Opte por produtos com texturas leves, toque seco e acabamento mate ou acetinado.

Recorra ao dermatologista em casos graves

Embora a acne solar esteja associada a essa época do ano e a exposição à radiação solar, a casos de agravamento do quadro de inflamação e recorrência, sendo necessário um tratamento com uso de antibióticos e outras medidas prescritas pelo médico.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here