Consumidor de luxo brasileiro prefere marcas tradicionais e se preocupa atendimento

Análise foi feita pela FARFETCH com base em dados dos últimos anos e mostra a importância da personalização do atendimento

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A FARFETCH Limited (NYSE: FTCH),  plataforma global para a indústria de luxo, realizou uma análise aprofundada deste setor do mercado, destacando tendências e comportamentos que envolvem a indústria. Nesta análise, é possível entender quem é o consumidor de luxo brasileiro, como ele se comporta e o que esperar em termos de novas tendências e mudanças para o próximo ano. A análise identifica dois principais grupos de consumidores de luxo brasileiros: entusiastas do luxo e seguidores de tendências.

Entusiastas do luxo são consumidores que têm o luxo como estilo de vida e buscam validação por meio da moda. Esse perfil tende a preferir produtos de marcas estabelecidas. Já os seguidores de tendências, que são iniciantes na experiência de luxo em sua maioria, tendem a ser guiados pelo consumo de itens fashion reconhecíveis, aspirando por status e, por isso, costumam optar por marcas mais tradicionais. Tal cenário é reforçado por dados da FARFETCH, que revelam que nas categorias femininas e masculinas, as marcas mais acessadas no marketplace são grandes casas de moda europeias como Dolce & Gabbana, Gucci e Prada.

Um marco importante na evolução desse cenário foi identificado no relatório “Luxury Goods in 2022: The Big Picture”, publicado pela consultoria de pesquisas Euromonitor. Em 2020, os consumidores focaram na aquisição de produtos atemporais, mas, a partir de 2021, começaram a direcionar seu interesse para os grandes lançamentos de marcas e tendências.

Sobre a experiência de compra, observa-se que o consumidor de luxo, de maneira geral, busca experiências exclusivas no momento da compra, com um atendimento humanizado e personalizado. De acordo com o relatório ‘True-Luxury Global Consumer Insights” publicado em Julho de 2023 pela BCG x Altagamma’, mais de 40% dos consumidores anseiam por orientação humana mais sólida, segurança e cuidado das marcas, tanto online quanto offline.

De acordo com Renato Guerra, Vice-Presidente LATAM da FARFETCH, é nesse ponto que programas de lealdade podem fazer toda a diferença para o cliente de luxo. “O Private Client é a experiência de compra que oferece ainda mais benefícios dentro do ecossistema da FARFETCH e um verdadeiro case de sucesso para a companhia. Com vantagens como acessos exclusivos e serviços de personal stylist e fashion concierge, conseguimos criar uma experiência personalizada, especialmente pensada para os consumidores com alto poder aquisitivo”. A solução do Fashion Concierge, por exemplo, atende aos pedidos de clientes por produtos de luxo de acesso limitado, unindo conhecimento de mercado à rede global de parceiros e à expertise tecnológica da FARFETCH.

Outra tendência que ganha força localmente é o crescimento do consumo sustentável, que também se reflete no mundo da moda, impulsionada principalmente pelas gerações X, Millennials e Z, que buscam mais informações sobre a origem e a ética dos produtos. As marcas têm respondido a esse desejo, destacando preocupações sociais e ambientais em suas estratégias. Isso se reflete no resultado do terceiro relatório anual de tendências de luxo consciente divulgado pela FARFETCH, que mostra que a taxa de conversão foi 10% maior para produtos Conscientes no marketplace, em comparação com os demais produtos. Em 2022, 27% dos clientes da FARFETCH compraram pelo menos um produto consciente, um aumento significativo em relação aos 16% registrados em 2021.

Renato completa: “A análise da FARFETCH destaca a diversidade e a evolução do mercado de luxo brasileiro. Os consumidores locais estão cada vez mais atentos às tendências globais e à sustentabilidade, enquanto também mantêm um apreço pelo luxo tradicional. Essa combinação torna o Brasil um mercado empolgante para as marcas de luxo globais.”

 

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