Publicidade

Por Gonca Kaya 

@guiaturca

Olá leitores da Z Magazine. Nessa edição, vou aproveitar o verão europeu para escrever sobre Costa Mediterrânea da Turquia e nossas praias. Nos últimos anos, a cidade Bodrum, localizada à beira do Mar Egeu, ficou bastante conhecida entre os brasileiros. Poucas horas de carro em direção ao sul de Bodrum, começa a nossa costa mediterrânea, lindíssima. Vamos começar com a maior cidade.

Antalya 

No Brasil, se diz Antália. Com uma população de 2,3 milhões, é a maior cidade na costa do mediterrâneo turco. Ela se desenvolveu no berço do turismo na década de 1980, já que a cidade possui praias e falésias lindíssimas. A cidade cresceu tanto que hoje existe um novo porto de iates a cerca de 10 km a oeste (o antigo porto dica bem no centrinho, masnão conseguia mais responder à grande demanda). Além de muitos restaurantes, lojas e praias, no ponto de vista histórico, existe um museu de arqueologia bem grande, onde conseguimos ver um acervo inigualável de esculturas de mármore da época romana. É um museu bastante completo, aconselho ir com bastante tempo disponível. Onde mais você vai ver um sarcófago (tumba) de um cachorro que foi mandado fazer pelo rico dono romano quando o querido cachorro faleceu? Atenção, estamos falando do século 2 d. C.! Hotéis e resorts não faltam nos redores de Antalya, para cada bolso, de um hostel bem simples ao mega luxuoso 7 estrelas. Tem muitos voos diariamente saindo de Istambul, com duração de uma hora.

 

Kaş (pronunciado Kash)

Costa mediterrânea

Essa aldeia é realmente uma pequena jóia à beira do mediterrâneo. Fica localizada na ponta de uma longa península e é a queridinha de quem faz mergulho e gosta de velejar. Aqui existe uma rua comercial chamada “Uzun Carsi”, onde você encontra lojinhas incomuns com antiguidades, artesanato regional e coisas autênticas. Tem muitos hotéis boutique com acesso direto ao mar. Não esperem praias com areia aqui, você usa escadas diretamente do deck do hotel para entrar nas águas azuis.

 

Fethiye

Costa mediterrânea

Nem muito grande nem muito pequena, essa cidade é uma das mais conhecidas pelos turistas europeus, sobretudo os ingleses, que adoram passar o verão aqui. Nnos últimos anos, foram vendidos muitas casas para eles. Fethiye está muito famoso com o mercado de agricultores que está montado toda sexta-feira e atrai visitantes locais e não locais. A grande atração pertinho de Fethiye é uma praia / lagoa chamada Ölüdeniz, que virou um dos cartão postais da Turquia. A cor da água é espetacular e o nome traduzido significa “Mar Morto” por conta das águas calmas.  Fazer paragliding é uma outra fantástica maneira de passar um tempinho com bastante adrenalina por aqui.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here