Costanza Pascolato indica tendências para o mercado de moda

Papisa da moda brasileira expõe a divergência entre comportamento e estética

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Não tem como listar as maiores personalidades da moda brasileira sem citar o nome de Costanza Pascolato. Com um olhar analítico, experiente e muito bem humorado, ela decifra o mercado como ninguém, fruto de uma curiosidade insaciável!

A italiana, nascida durante a Segunda Guerra Mundial, vivenciou a origem do prêt-à-porter e outras diversas reviravoltas, como o surgimento das redes sociais e de influenciadores. Aos 80 anos, Costanza se mantém na lista do Business of Fashion como uma das 500 personalidades mais influentes da moda mundial. Em um talk exclusivo sobre sua nova obra, “A Elegância do Agora”, ela expôs suas considerações sobre o momento atual com dicas e observações valiosas.

Sempre em sintonia com as novidades do mercado, ela aponta que a moda, antes totalmente elitizada, hoje é uma experiência, assim como o luxo, que se torna mais acessível a cada dia e não se limita a um setor. A Louis Vuitton, por exemplo, possui um centro cultural em Paris, a Fondation Louis Vuitton, que vez ou outra traz exposições de obras de arte. Em dezembro do ano passado, a marca de alta-costura também comprou a rede de hotéis Belmond, ilustrando ainda mais esse conceito. “Hoje as pessoas querem experiência e o consumo está inerente a isso”, pontua Costanza.

Costanza Pascolato indica tendências para o mercado de moda

Em tempos tão extremos, como define, para se aprofundar nos estudos fashion, é essencial buscar uma base histórica, pois a moda é o retrato de um momento e traduz muito além da estética, mas o comportamento de uma época.

Para o guarda-roupa, ela finaliza com a identificação de três tendências que refletem a necessidade emergente de consumir com consciência. São elas:

Vintage

Há tempos o vintage não é sinônimo do longo tempo de vida de uma peça. Ele representa uma estética resgatada que abre portas para o conforto do familiar em meio a múltiplas inovações. Aqui vale também o upcycling, derivado de brechós ou do próprio armário.

Aluguel de roupas

Diga adeus à contradição entre consumir menos e se manter atualizado. Com a manifestação de tendências da passarela e das ruas, o aluguel de roupas migra dos eventos especiais para assinaturas mensais que renovam o guarda-roupa casual.

Unissex

Definir feminino e masculino já é algo que não corresponde aos dias atuais. Com o minimalismo em vista e shapes desconstruídos, homens e mulheres dividem as mesmas peças e inspiram a criatividade para dar seu toque pessoal na produção.