Muitas pessoas sofrem de unhas finas e quebradiças e não sabem que podem transformar o quadro com simples cuidados diários. “O enfraquecimento das unhas é um problema bastante comum e pode ser ocasionado por diversos motivos, que variam desde o uso constante de produtos químicos à deficiência de vitaminas”, afirma Luisa Saldanha, diretora científica da Pharmapele. Porém, na maioria das vezes, simples cuidados básicos que aceleram o crescimento das unhas são suficientes para eliminar o problema. Confira as dicas da farmacêutica:

Evite tirar a cutícula com frequência

Essa prática facilita a entrada de microrganismos que causam infecções, como é o exemplo das micoses. Para manter as cutículas bonitas sem precisar retirá-las, utilize produtos que proporcionem hidratação e emoliência, evitando o aspecto ressecado das unhas malfeitas”, sugere a Luisa Saldanha.

Deixe a unha respirar

“Se você é adepta do uso de esmaltes coloridos, procure deixar, pelo menos, uma semana por mês as unhas livres da tintura. O uso ininterrupto do esmalte causa ressecamento e enfraquecimento. Outra dica é intercalar cores escuras e claras, pois o uso indiscriminado de cores escuras contribui para o amarelamento das unhas.”

Evite o contato com produtos químicos

Se não for possível, opte por utilizar luvas que protegem as mãos, evitando, assim, a agressão direta das substâncias às unhas.

Utilize produtos próprios para unhas e cutículas

A farmacêutica sugere utilizar produtos que contenham, em sua composição, ativos que promovam cuidados e nutrição das unhas e cutículas, pois estes potencializam o crescimento e conferem saúde às unhas.

Cuidado ao lixar

O hábito de lixar a parte de cima da unha pode ser prejudicial, pois retira as camadas de queratina e deixa as unhas mais finas e, consequentemente, mais fragilizadas. Sobre o formato das unhas, a farmacêutica indica que o melhor para quem deseja que as unhas cresçam mais rápido é o oval. “Mas, para isso, é importante lixar da maneira correta e com lixas de uso pessoal ou descartável”, acentua.

Prefira os removedores de esmalte sem acetona

O uso contínuo da acetona torna as unhas mais ressecadas e, portanto, mais propensas à quebra. Opte por removedores isentos de acetona, pois são significativamente menos agressivos.

Evite calçados apertados ou pontudos

Esse tipo de calçado tende a pressionar a unha, deixando-a suscetível a encravar ou crescer irregularmente”, finaliza a diretora científica da Pharmapele.

Compartilhe Cuidados básicos que aceleram o crescimento das unhas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here