Cuidados com as unhas em casa

0
359
Cuidados com as unhas em casa
Publicidade

Aproveitar esses dias em casa para se cuidar pode ser uma boa opção. Além de atividades para relaxar e manter o bem-estar emocional, dar atenção para o corpo também é importante. Nessa época de pandemia mundial, as idas à manicure ficam mais restritas, por isso a dermatologista Luciana Garbelini destaca algumas dicas de cuidados com as unhas em casa que podem ser incorporadas no seu dia a dia para deixá-las mais saudáveis. Confira!

Deixe as unhas respirarem. Evite esmaltá-las e poli-las por um período. Aproveite para fazer uma hidratação! “O excesso de esmalte e acetona, além de alterarem a coloração das unhas também as desidratam, principalmente se utilizados sem descanso ou pausa. Já o polimento é uma das principais causas de onicosquizia (descamação da unha). O recomendado é hidratá-las para não deixar que a queratina fique muito ressecada e descame”, explica a médica.

Preste atenção na sua cutícula. Ela não deve ser retirada, apenas empurrada com cuidado. “A cutícula é uma pele fina que protege a matriz ungueal – estrutura na base na unha onde existem células responsáveis pela produção da lâmina de queratina, a ‘fábrica da unha’, assim não é aconselhado retirá-la”. Uma boa dica para os cuidados com as unhas em casa é fazer uma massagem utilizando um creme hidratante nela e na unha antes de dormir. Durante a noite o hidratante age por mais tempo.

Escolha bem os seus esmaltes. A Dra.Luciana indica os esmaltes testados dermatologicamente e que sejam livres de tolueno, formaldeído e benzeno. “Os removedores a base de acetona também são grandes vilões. O ideal é escolher os que não contêm acetona na sua composição. Uma boa dica é o removedor a base de óleo de banana”, salienta.

Publicidade