Por Raíssa Zogbi                                                                   

Raissa Zogbi fala sobre o poder da peça única
                @raissazogbi

Versátil, prático, confortável e resistente. Vamos deixar o cargo delicado e romântico para os vestidos de princesa e esticar o tapete vermelho para o poderoso macacão, que reinou nas passarelas e voltou para reforçar seu ar heroico no universo feminino.

Basta misturar um pouquinho de ficção para se lembrar de personagens que estavam muito bem acompanhadas de seus macacões. Assim como a capa confere um ar de invencibilidade para os heróis da cultura pop, o macacão confere força e segurança às heroínas e musas. Mulher-Gato que o diga, né leitora? Podemos citar Tomb Raider e as Panteras só para te refrescar a memória. Foram tantas personagens que mudaram seus futuros, conquistaram objetivos e até salvaram a humanidade vestidas com um belo macacão, enquanto princesas esperavam seus príncipes encantados em cavalos brancos.

o poder da peça única

Você deve estar se perguntando: “Tá, mas e na vida real. O que tem a ver?”. Pense comigo: será que é tão diferente assim? Se voltarmos no tempo, veremos que essa foi mais uma peça conquistada pelas mulheres. Originalmente criada para atender à rotina de trabalho dos homens, foi só no pós guerra que ele migrou para o universo feminino. Feitos de materiais resistentes como linho ou algodão, eles foram vestimenta para as mulheres que começaram a trabalhar em fábricas em meados de 1920. Isso, por si só, representa um passo de uma grande conquista: mulheres no mercado de trabalho.

Em 70, o catsuit finalmente brilhou no universo da moda, graças aos movimentos glam rock e disco. Brilhou, inclusive, em sentido literal, já que estava sempre associado a boas doses de paetês.

De volta ao presente: empoderamento, representatividade, liberdade, segurança de si. Nas entrelinhas dos desfiles, o que vemos é mais uma oportunidade da mulher mostrar que cobrir o corpo todo com uma única peça também é uma forma de se mostrar cheia de personalidade e atitude.

A ideia de representar várias peças e tendências – característica própria do macacão, combina perfeitamente com a mulher versátil e multitarefas dos dias atuais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here