Decoração com Macramê: 4 dicas para a sua casa

Você pode fazer suportes para plantas, painéis e até luminárias básicas!

0
148
Créditos de imagem: Mali Content.

As peças artesanais vêm conquistando espaço nos lares. Além do crochê e do tricô, outra técnica que também começou a fazer parte da decoração das casas e apartamentos é o macramê. Trata-se de uma espécie de bordado feito à mão, com amarrações e nós, sem nada que envolva costura na produção. Além do uso em bolsas, roupas e acessórios, o macramê também é visto como mantas, cortinas, pendentes para lâmpadas e até painéis para pendurar na parede.

Mirian Rocha, professora de macramê na Novelaria Knit Café, explica que o macramê tem sido uma técnica adotada para decoração de ambientes por trazer um aspecto de aconchego. “É na quantidade e espessura de fios que a peça mostra seu estilo. Se for mais grosso, ganha uma identidade mais moderna e chic. Já para uma espessura mais fina, a decoração fica com um estilo de mobiliário de casa de vó. É rústico e, ao mesmo tempo, moderno”, disse.

Segundo a especialista, vale encomendar ou aprender a criar modelos no estilo Faça Você Mesmo. Confira dicas de decoração da especialista para colocar em prática:

1 – Painéis de parede

Essa é uma peça clássica do macramê. Dá para colocar na parede do hall da entrada, acima da cabeceira da cama, atrás do sofá da sala, no corredor, entre outros lugares. “Os painéis funcionam como um elemento receptivo para o espaço, por isso, devem ser colocados em postos estratégicos para chamar atenção”, explica Mirian.

2 – Suporte para vaso de planta

Outra opção versátil para incluir na varanda de casa, por exemplo, são suportes feitos de macramê, que dão uma nova cara ao paisagismo da casa. Os fios são amarrados de modo a criar redes que seguram os vasinhos. Pode prender na parede ou no teto.

3 – Pendentes e luminárias

As luminárias de macramê levam elegância e beleza para qualquer ambiente, com um estilo mais retrô. Podem ser penduradas na parede, no teto dos quartos, ou na mesa ao lado da cama.

 

4 – Forro de mesa

Uma forma especial de receber os convidados à mesa. “As toalhas de mesa, porta prato de macramê dão um charme à sala de jantar e à cozinha, deixam os ambientes mais acolhedores”, disse.

Como aprender a fazer?

Qualquer pessoa pode aprender a fazer macramê. Para esse tipo de trabalho artesanal, são usados fios específicos, e outros materiais como lã, nylon e barbante cru. “Também é importante considerar a espessura do fio, pois cada trabalho é único e exige um formato diferente para segurar o peso do objeto, por exemplo, se for um suporte para prateleira ou um objeto suspenso”, explica.

Mirian Rocha é professora de macramê e punch needle na Novelaria, além de artista têxtil e designer. As aulas de macramê acontecem nos seguintes horários:

Unidade da Novelaria na Vila Madalena

  • Terça-feira – das 10h às 13h.
  • Sexta-feira – das 10h às 13h e das 14h às 17h.
  • Sábado – das 10h às 13h.

Unidade da Novelaria em Moema

  • Quinta – das 10h às 13h e das 14h às 17h.
  • Sábado – (a cada 15 dias) – das 10h às 13h e 14h às 17h.

Novelaria: refúgio para os amantes de artes manuais

A Novelaria é um dos únicos espaços especializados em artes manuais no Brasil. O local oferece cursos, oficinas e workshops únicos de diversas técnicas manuais, como crochê, bordado, punch needle, corte e costura e macramê. O espaço conta com duas unidades, uma em Moema e outra na Vila Madalena, em São Paulo.

Hoje, a Novelaria possui mais de 200 alunos, desde crianças, adolescentes, idosos e até homens, tanto em cursos presenciais como online. É um espaço perfeito para se ter uma experiência única: aprender as artes manuais, além de comprar lãs e fios exclusivos importados de todo o mundo, além de tomar um delicioso café. O espaço atrai inclusive excursões de fãs das artes manuais,  além de celebridades que apreciam bons fios, como Ana Maria Braga, Paolla Carosella e Sandra Annenberg.