Entrevista com Raquel Guimarães

0
968

Da geografia para a moda. De Porto para Lisboa. Da terrinha para o mundo. A portuguesa Raquel Guimarães transformou suas paixões na Fashion School, uma renomada escola em Portugal com sede em Porto. As inspirações na moda londrinha em sua infância, deram asas para mudar o rumo de sua vida em seu terceiro ano de doutorado, quando vivia sua carreira como professora de geografia. E o tiro foi certeiro! Hoje, além dos diversos cursos que  ministra ao lado de outros profissionais em Porto, Raquel forma alunos em Lisboa, no Brasil e tem projetos para Luanda. “A partilha de conhecimento e experiências na mesma língua é uma fórmula de sucesso”, afirma. E não para por aí. A portuguesa é presidente e fundadora da APCIPS – Associação de Consultores de Imagem e Personal Shoppers, que se encontra em fase de expansão na terrinha. Acompanhe a entrevista.

ZMagazine: Desde criança se interessa pela moda?
Raquel Guimarães: Desde criança! Aliás, a minha adolescência foi marcada por influências muito londrinas: inspiração direta das apresentadoras do Canal MTV. Não me vestia igual a nenhuma amiga, algo típico na adolescência. Era conhecida pelo meu estilo peculiar. Uma expressão muito própria que já indicava minha forte personalidade é que não via na forma de vestir uma forma de integração, mas sim de expressão.

ZMagazine: Qual a sua formação? Como ingressou no universo da moda?
Raquel Guimarães: 
Sou também professora de geografia. Estava no terceiro ano de doutorado e já não me sentia realizada com o que fazia. Tive conhecimento de um curso de Consultoria de Imagem e Produção de moda e foi então que ingressei. Fui convidada para dar aulas e logo percebi que queria ter a minha escola, com cursos certificados pelo estado português.

 ZMagazine: E como funciona a Fashion School?
Raquel Guimarães: Hoje, todos os nossos cursos são certificados pela Direção Geral do Emprego e Relações do Trabalho. Uma vitória. A escola oferece vários cursos livres, como de Consultoria de Imagem e Personal Shopping, Produção de Moda e Styling, Vitrinismo e Visual Merchandising, além da Pós Graduação em Marketing de Moda. O nosso público gira muito em torno de empresas, com treinamento de equipes de lojas de roupa, CEO, diretores de Marketing, gestores etc, e para pessoas que pretendem redesenhar a carreira profissional.

ZMagazine: Onde os cursos acontecem?
Raquel Guimarães: 
Os nossos cursos estão disponíveis no Porto e em Lisboa. Fazemos ações pontuais em outras cidades. Acabamos de chegar de  São Paulo onde temos uma parceria com a Studio Immagine da Luciana Ulrich e vamos voltar em Outubro com cursos vocacionados para a consultoria de imagem de homem, plus size e combinação de tecidos.

ZMagazine: Como funciona a conexão com o Brasil?
Raquel Guimarães: 
A conexão com o brasil é cada vez mais uma aposta frutífera para os profissionais dos dois países. A partilha de conhecimento e experiências na mesma língua é uma fórmula de sucesso. Estamos, também, a programar cursos para Luanda.

ZMagazine: O que é a APCIPS?
Raquel Guimarães: 
A dada altura pensei que faria falta uma associação que defendesse os interesses dos Consultores de Imagem e Personal Shoppers. Fundei a APCIPS – Associação de Consultores de Imagem e Personal Shoppers. A associação está numa fase muito inicial e pretende o reconhecimento da profissão, em Portugal.

ZMagazine: Como você caracteriza a moda portuguesa?
Raquel Guimarães: 
A moda portuguesa está muito bem posicionada a nível nacional e internacional. Os nossos criadores tem um sentido estético muito apurado, tem o know how suficiente para aliar um bom corte a um bom tecido e a uma mulher contemporânea que gosta de conciliar moda com utilidade e comodidade. Apresentam, cada vez mais, coleções inspiradoras e werable.

Bate-bola

Marca que inspira: Balmain
– Peça que mais tem no seu closet: Blazer
– Cor favorita: preto
– Estilista favorito: Karl Lagerfeld
– Filme de moda que admira: Coco Avant Chanel
– Livro preferido: A Moda Imita a Vida, de André Carvalhal
– Perfume que amo: Terre, da Hermès
– Cidade que me inspira: Nova York
– Viagem dos sonhos: Miami

Site: www.fashionschool.pt

Email: info@fashionschool.pt

Instagram: @fashionschool_portugal

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

5 × um =