Isabela Capeto, uma das principais estilistas brasileiras, estará em Mato Grosso nesta semana para uma visita muito especial. Ela vai à Tece Arte, associação de mulheres redeiras do município de Várzea Grande, para ver os trabalhos que encomendou e que farão parte de sua próxima coleção. A estilista conheceu e foi mentora da instituição, uma das vencedoras do MOVE_MT 2, segunda edição do programa da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (SECEL/MT) e do instituto Oi Futuro, que visa apoiar iniciativas de economia criativa que estejam sediados ou atuem em MT por meio de um ciclo de aceleração.
Formada por 55 mulheres redeiras, a Tece Arte produz redes em teares fazendo uso de técnicas herdadas dos indígenas guanás, da etnia Chané-Guaná, em uma tradição ancestral passada de mães para filhas. Iniciativa premiada do MOVE_MT 2, a associação participou do ciclo de aceleração proposto pelo projeto que, ao fim de seis meses, dividiu com outras um prêmio em dinheiro para alavancarem seus negócios e participaram de um intercâmbio no Rio de Janeiro.
Foi neste momento que a gestora da associação, Jilaine Maria, esteve no ateliê da estilista, na Gávea, Zona Sul do Rio, onde conversaram sobre gestão de negócios, relação entre os conhecimentos tradicionais e a valorização dos produtos, e claro, muita moda. O encontro gerou a encomenda que agora Capeto vai buscar.