Estudo afirma que escrever um diário pode ajudar na sua saúde mental

0
888
2a1bb84a0590c1ba4e3b7ac03db853d7
2a1bb84a0590c1ba4e3b7ac03db853d7

Por Eduardo Villela

Quando crianças e adolescentes, muitos de nós tínhamos um diário onde relatávamos as peripécias infantis, sonhos, frustrações, narrava o dia na escola, o primeiro amor, a primeira decepção… Com o passar dos anos, perdemos essa rotina, seja por achá-la infantil ou pela falta de tempo, já que a vida adulta nos ocupa com diversas responsabilidades como pagar boletos.

O que muita gente não sabe é que escrever sobre os acontecimentos cotidianos ajuda a liberar o estresse, administrar emoções e manter a mente saudável. Colocar no papel nossos sentimentos é um caminho de autoconhecimento e pode ajudar até o sistema imunológico: a Universidade de Nottingham, na Nova Zelândia, fez um experimento com 120 voluntários saudáveis e pediram a eles para escrever sobre um evento estressante ou sobre o que fizeram no dia anterior. As pessoas que estavam no grupo que escreveram sobre um evento estressante – elas seriam submetidas a um procedimento cirúrgico – tinham uma tendência seis vezes maior de cicatrização em comparação com as outras que não relataram diariamente como pedido. Ou seja: escrever um diário pode ser uma terapia que ajuda até o corpo físico a se recuperar de maneira mais rápida.

Um diário lembra um melhor amigo para quem você pode contar todos os seus maiores segredos, reflexões e angústias. Colocar para fora todos os pensamentos com a ajuda da escrita também contribui para o processo de entendimento, além de organizar as ideias com mais clareza. Um exemplo é o diário de Anne Frank, famoso por contar com riqueza de detalhes a história da menina judia e sua família no esconderijo que viveram por alguns anos durante a Segunda Guerra Mundial. Anne com certeza foi uma menina excepcional, e com o seu diário, conseguiu transmitir como foi viver em um período tão assustador. Seu relato nos faz compreender os sentimentos dela de uma forma muito empática.

Como podemos perceber, escrever um diário também pode se tornar uma autobiografia, para os interessados em escrever suas histórias, experiências e aprendizados. As anotações feitas podem servir de impulso e lembrete de acontecimentos importantes que merecem ser mencionados. Enquanto book advisor, enfatizo para meus clientes a importância de se construir um bom roteiro de capítulos com todos os assuntos que você pretende tratar em seu livro. Elabore seu roteiro antes de já sair escrevendo o primeiro capítulo. Ele funcionará como um mapa, um plano de voo, que facilitará demais a redação dos capítulos, conferindo organização ao seu processo de escrita.. E as anotações de um diário são valiosas para a elaboração de um bom roteiro de uma autobiografia.

Portanto, seja para o processo terapêutico ou para a construção de um livro, escrever sempre vai trazer benefícios e estimular nosso bem-estar e saúde psicológica. A dica aqui é simples: escreva e pratique o autoconhecimento com o poder da escrita.

 

Compartilhe: estudo afirma que escrever um diário pode ajudar na sua saúde mental.