A história da Ferragamo está intrinsecamente ligada a Hollywood: foi lá que Salvatore Ferragamo ficou conhecido como o “sapateiro das estrelas” e continuou a criar calçados para ícones do cinema como Joan Crawford e Judy Garland, para os atores dos faroestes de Cecil B. De Mille, das comédias de Marilyn Monroe, entre outros.
Para a coleção Pre-Fall 2025, a Ferragamo retorna às suas origens, refletindo essa relação através da lente da renomada diretora italiana Alice Rohrwacher, com um curta-metragem filmado em Cinecittà, apresentado em três capítulos. Cada capítulo será exibido nos canais da Ferragamo em diferentes momentos.
“Queríamos criar uma história muito italiana, mas baseada no cinema de Hollywood”, explica o diretor criativo Maximilian Davis. “Alice tem um ponto de vista muito forte, que combina com seu senso de humor e o fascínio do seu trabalho. Ela consegue se conectar com uma época específica e torná-la moderna — e esse era exatamente o resultado que desejávamos”.
Com o produto sempre em destaque, Rohrwacher levanta a cortina para os bastidores e para as técnicas artesanais da era dourada do cinema, celebrando essa manualidade em paralelo com o artesanato dos acessórios protagonistas das imagens.



Capítulo 1 – O Encontro
Inspirando-se na elegância atemporal das divas da telona, Angelina Kendall é retratada em um momento de preparação que antecede sua entrada no set: o rosto retocado com pó, as slingbacks Gancini polidas, a bolsa na mão enquanto a claquete soa e ela caminha em direção à câmera.
“Se olharmos para o arquivo, os scarpins estão entre as criações mais icônicas da Ferragamo”, afirma Davis. “Por isso quisemos apresentá-los como parte da construção da estrela de cinema: uma forma lúdica e quase irônica de retratar a elegância”.
Capítulo 2 – A Aventura
Com a chegada da estação quente, também surgem seus protagonistas: sandálias com salto esférico de cortiça e acabamentos em ráfia, bolsas Gancini trançadas à mão, slip-ons masculinos. A partir de imagens com materiais naturais que homenageiam a inovação de Salvatore Ferragamo, a câmera se afasta para revelar uma técnica cinematográfica que utiliza retalhos de tecido para criar a ilusão de ondas.
“A ideia de Salvatore de usar materiais do cotidiano para inovar é muito interessante”, comenta Davis. “Essa cena é toda sobre inovação e artesanato, e me pareceu perfeito usar esses enquadramentos para construir o próprio cenário”.



Capítulo 3 – Duplo Sonho
Na transição para o outono, Angelina Kendall e sua gêmea ilusória — evocada por meio de técnicas de espelhamento — pedalam pela paisagem da Toscana, usando mocassins de salto alto com a icônica fivela Vara e segurando a nova Soft Bag, com couro macio plissado por um piercing Gancini.
“A sensualidade dessa cena vem do uso de couros macios e amanteigados, de verniz com estampa de crocodilo e de vestidos de malha com acabamento bouclé: trata-se de texturas”, continua Davis. “E uma mulher de vestido e salto andando de bicicleta mostra uma elegância moderna e italiana: essa é a mulher Ferragamo que enxergamos hoje”.

Créditos
Vídeos e fotos com modelos
Foto: Cortesia de Ferragamo
Diretor Criativo: Maximilian Davis
Direção Criativa da Campanha: Ferdinando Verderi
Diretora: Alice Rohrwacher
Stylist: Lotta Volkova
Cenógrafa: Emita Frigato
Modelos: Angelina Kendall, Giovanni Gherzi
Cabelos: Virginie Moreira
Maquiagem: Thom Walker
Manicure: Sylvie Macmillan