Uma das maiores dúvidas que permeiam as redes sociais em perfis de estética é o preço dos procedimentos mais populares da Harmonização Orofacial. Afinal, há uma diversidade de profissionais, técnicas e produtos para garantir a beleza de uma face. Sendo assim, o valor pode variar muito, dependendo de casos e de profissionais por trás dos procedimentos. Mas, a resposta para uma média de preço é mais simples do que parece e Dra. Márcia Cordêiro, especialista em Harmonização Orofacial e beleza da face nos explica quais fatores influenciam no valor final dos procedimentos.
Vem com a Z para dicas exclusivas de uma profissional de Harmonização Orofacial sobre a área tão complexa da estética!
Quantidade volumétrica
Segundo Dra. Márcia, a principal métrica para o cálculo de preço de um procedimento é a quantidade usada de um determinado ativo: “Nós compramos ampolas de ácido hialurônico, toxina botulínica e outros ativos que têm um custo pelo conteúdo total que nunca é usado totalmente em uma só paciente. Sendo assim fracionamos o preço pela quantidade de mls que é usado para cada caso”, explica a profissional.
Além disso, Dra. Márcia destaca que o volume de ativo usado em seu consultório para cada paciente, na maioria das vezes, varia entre 1 e 4mls. Isso porque há o cuidado com a sutileza e naturalidade nos procedimentos, além da prevenção de uma aplicação exacerbada de produto de uma só vez, que segundo Márcia é perigosa: “Ao aplicar muito produto de uma só vez, não damos tempo da pele esticar e se adaptar, correndo o risco do ativo migrar e se acumular em áreas específicas do rosto”, a harmonizadora destaca com relação aos casos de exagero que estão se popularizando na internet.
Número de procedimentos necessários
Um outro fator que pode influenciar o preço total de uma harmonização orofacial é a quantidade de procedimentos realizados. Dra. Márcia Cordêiro explica que para o desenvolvimento de uma face simétrica, na maioria das vezes é necessária a aplicação de mais de um procedimento, para balancear os traços naturais de um paciente. Mas, ela também explica que caso não seja do desejo do paciente, seja por um motivo financeiro ou por uma preferência, os procedimentos podem ser feitos gradualmente em consultas espaçadas ou até mesmo de forma isolada: “É muito importante como paciente comunicar ao profissional as suas dores. Nós como harmonizadores recomendamos os procedimentos com base no perfil de cada paciente e seu desejo, mas, sempre é possível adaptar para uma condição específica. Todas as pessoas merecem se sentir bonitas, mesmo que isso signifique apenas uma mudança que, para ela, pode fazer toda a diferença!”, reitera Márcia.
O serviço de um profissional
O que mais impacta no preço final de um procedimento é o profissional que o aplica. Seja pela experiência, pelo investimento em estudos, consultório, cortesias que oferece ao paciente, o preço de uma harmonização orofacial, ou de um procedimento isolado, pode variar muito. Para Dra. Márcia Cordêiro, a atmosfera de um atendimento de HOF é essencial, já que é a partir deste contexto que o paciente se sente confortável para falar de um tema tão delicado quanto à beleza.
Para além de um cuidado físico, a especialista busca também realizar uma conversa a fim de cuidar da mente de seus pacientes: “De forma informal ali na consulta, gosto de ter este contato com o meu paciente e isso acaba sendo valorizado também nos preços dos procedimentos. Mas, não há nada que não possa ser conversado, afinal, lidamos com a autoconfiança de pessoas que merecem se sentir mais bonitas”, diz a doutora.
No caso da Harmonização Orofacial, Dra. Márcia explica ser realizado somente por dentistas, o que pode agregar no preço de procedimentos, já que, se trata de uma categoria de profissionais formados em Odontologia e com um maior investimento em estudos da face.
A profissional também ressalta que, além destes aspectos, o estudo, a experiência e o nome de um profissional podem agregar no valor final que não deve ser alvo de críticas: “Eu, assim como outros profissionais, temos o nosso preço e prestígio. Há uma gama de profissionais no mercado com diferentes especialidades e preços. Cabe ao paciente escolher o serviço com o qual mais se identifica”.
Sendo assim, uma harmonização orofacial completa pode começar a partir de R$ 1000, mas, como Dra. Márcia Cordêiro reitera, a conversa com o profissional deve ser sempre prioridade, já que, a partir disso pode-se adaptar o preço através de todos os fatores.