Um dos procedimentos mais populares da Harmonização Orofacial é o preenchimento labial, que já conquistou o coração de muitas amantes da beleza que buscam o aumento de volume ou a definição de contorno dos lábios. De acordo com a Fatesa, nos últimos cinco anos, houve o aumento de 50% na procura destes procedimentos. E apesar de sua popularidade, ainda existem dúvidas sobre este tema, bem como a disseminação de mitos sobre sua aplicação e o pós-operatório.
A Dra. Marcia Cordêiro, especialista em Harmonização Orofacial, conta para a Z Magazine, em entrevista exclusiva, os 3 principais mitos sobre o preenchimento labial e as verdades por trás de cada um deles. Acompanhe!
Mito 1: O preenchimento labial é um procedimento muito caro
“Durante muitos anos, o preenchimento labial foi sim um procedimento mais caro, já que, a harmonização orofacial não havia evoluído tanto e dependia de matérias-primas mais caras e que, consequentemente, aumentavam o custo do procedimento. Mas hoje, o preenchimento de lábio se tornou muito mais acessível, assim como o seu sistema de cobrança. Hoje, é muito mais comum profissionais cobrarem por ml usado, ao invés de um preço fechado para o procedimento, por isso, a faixa de preço deve variar entre R$ 1.000,00 a R$ 3.000,00, que pode ser dividido em diferentes sessões, já que o lábio não deve receber uma grande quantidade de preenchedor de uma vez só que pode migrar para áreas indesejadas devido a falta de elasticidade da pele”.
Mito 2: O preenchimento labial é um procedimento doloroso
“Todos os procedimentos estéticos contam com o uso e anestesias, que, no caso do procedimento labial, é feito de forma local. A picadinha da anestesia, é inevitável sentir, mas é uma ardência muito pequena e que possibilita que o resto do procedimento seja feito de forma indolor. Quanto ao pós-operatório, a dor não é um dos sintomas mais relatados entre os pacientes e sim a estranheza do preenchedor e do lábio se adaptando a aquele novo componente, mas, também é um sentimento passageiro. Com a evolução da HOF, há uma gama de possibilidades de anestésicos que devem traduzir o conforto para cada paciente e evitar qualquer dor ao longo do procedimento e garantir que o lábio fique ainda mais bonito de forma nada invasiva”.
Mito 3: O preenchimento deixa o lábio exagerado
“Não é de hoje que vemos casos de famosas e conhecidas que se arrependeram de algum procedimento nos lábios. Mas, temos que entender que estes casos são resultado de um exagero por parte de profissionais ou de seus pacientes. Com o sucesso de bocas grandes, muitas pessoas têm procurado aumentar os lábios a todo o custo e cabe o profissional a orientar sobre os perigos disso. No meu consultório, por exemplo, não é aplicado mais de 1 ml por atendimento, assim, a paciente se acostuma com o resultado, vê mudança gradual e sua pele consegue esticar para suportar mais preenchedor caso necessário. Mas, é importante ressaltarmos que o preenchimento labial não é o vilão e sim o seu exagero, por isso é muito importante a responsabilidade do profissional para evitar que esses problemas aconteçam”.