edis Lima fala sobre Van Cleef
@beminparis

Por Edis Lima

A Fondation Louis Vuitton em Paris chama atenção pelo ousado projeto arquitetônico realizado pelo visionário arquiteto Franck Gehry, que é toda dedicada à arte contemporânea. Além das coleções permanentes, a Fondation organiza algumas das exposições temporárias mais concorridas da capital francesa.

Maquete Fondation Louis Vuitton

Para o primeiro semestre de 2019, a Fondation reúne uma coleção única de obras de artistas impressionistas, que pertenceram ao colecionador Samuel Courtauld, grande apreciador da pintura francesa, que dedicou parte de sua fortuna para adquirir algumas das mais belas pinturas impressionistas e pόs-impressionistas. A coleção excepcional conta com obras-primas de Manet, Van Gogh, Renoir, Toulouse-Lautrec e, ainda, Degas. Para se ter ideia, algumas delas foram expostas ao público pela primeira vez.

Obra “Vilas em Trouville”, 1888, óleo sobre tela, de Gustave Caillebotte

Samuel Courtauld (1876 – 1947)

Os laços que unem Samuel Courtauld à França são determinantes em suas motivações e formação de sua coleção. Sua famίlia, originária da Ilha d’Oléron, na França, imigra para Londres no final do século XVII e, na Inglaterra, prosperam como industriais do setor têxtil, com a invenção da viscose, fibra sintética revolucionária, que vai prosperar como uma das mais importantes empresas têxteis no mundo no inίcio do século XX.  Samuel Courtauld assume a presidência da empresa em 1921 e acompanha seu desenvolvimento até 1645. Ao lado de sua esposa Elizabeth, em menos de 10 anos, o casal constitue essa fabulosa coleção posteriormente exposta ao público através da criação do Institut Courtauld, em Londres.

A exposição representa um testemunho da extrema exigência e do engajamento artίstico de Samuel Courtauld e apresenta 110 obras, dentre elas, pinturas e gravuras, todas tendo pertencido ao colecionador e majoritariamente conservadas na Courtauld Gallery, em Londres, ou em diferentes coleções públicas e privadas internacionais.

O circuito da exposição é cronológico e retrata o desenvolvimento do impressionismo e do pόs-impressionismo a partir dos 1860.

SERVIÇO

O que é? Exposição Collection Courtauld – Um Olhar Sob o Impressionismo
Quando? De 20 de fevereiro a 17 de junho de 2019
Onde? Fondation Louis Vuitton (8, ave. du Mahatma Gandhi, 75016)