Por Edis Lima                                                                  

Edis Lima fala sobre japonismos na frança
           @ beminparis

O ano de 2018 marca o 160° aniversário das relações diplomáticas entre o Japão e a França, bem como o 150° aniversário da era Meiji, quando o paίs se abre para Ocidente. Nesse contexto, o Império do sol nascente é destaque na França com o Projeto Japonismos 2018, que contempla diversas exposições temporárias de artistas nipônicos em Paris.

japonismos na frança

A Pirâmide do Louvre é um dos elementos de maior atração do museu e, desde abril de 2014, o Louvre tem convidado artistas contemporâneos a criarem instalações temporárias especificamente para serem exibidas sob sua Pirâmide central, principal entrada do museu, criada pelo arquiteto sino-americano Ieoh Ming Pei.

O Trono de Kohei Nawa

Até janeiro de 2019, os visitantes do Louvre poderão conhecer de perto, a monumental obra do artista japonês, Kohei Nawa, que criou um Trono futurista de aço, medindo mais de 10 metros de altura. Inspirado nas formas e origens dos carros dos desfiles religiosos utilizados no Oriente, pesando 3 toneladas, o Trono de Konei Nawa foi realizado com a inovadora técnica de modelagem 3D e a técnica de revestimento em folhas de ouro, cujo conhecimento faz referência ao Egito antigo e às coleções do museu do Louvre.

japonismos na frança

Nascido em Osaka, em 1975, Kohei Nawa vive em Tόquio e dirige a plataforma SANDWICH Inc, que reúne um coletivo de criadores, entre arquitetos, fotόgrafos e designers. Kowei Nawa estudou na universidade municipal de artes de Kyoto, com especialização em escultura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

5 × 2 =