No coração da Cidade Matarazzo, icônico complexo paulistano que mistura hotelaria, arte, cultura e lifestyle, nasce Mata Lab, um espaço de cerca de 3.000 m² que propõe repensar a relação entre moda, design, consumo e criatividade.
Mais do que uma loja multimarca, a Mata Lab surge como uma plataforma curatorial em que peças de moda, objetos de design, beleza e lifestyle conversam com história, arte e identidade, oferecendo ao público uma experiência sensorial e imersiva.
Curadoria diversa: da moda autoral ao design consciente
Com um portfólio que ultrapassa 200 marcas, a Mata Lab aposta em uma curadoria plural e consciente. Há desde grifes consagradas, como Osklen, PatBo e Missoni, até nomes da vanguarda nacional, como Forca Studio, Santa Resistência e The Paradise, incluindo também a primeira seleção no Brasil da boutique internacional Dover Street Market.
A curadoria não pára na moda. Joias produzidas com metais reciclados ou por técnicas artesanais, de marcas como House of Lauer, Daslan e Andrea Colli, convivem com peças de mobiliário e decoração de estúdios emergentes ou artesanais, como MH Studios, ArteKura e Ateliê Hugo França.
Também há espaço para o vintage, a moda circular e o upcycling com marcas como Frou Frou Vintage, New Division e Pretty New reafirmando um compromisso com consumo sustentável e duradouro.
Entre arte, história e contemporaneidade: a estética do lugar
O prédio que abriga a Mata Lab é um edifício histórico tombado, antes uma maternidade e, por décadas, um símbolo de abandono. A restauração mantêm as marcas do tempo: tijolos aparentes, paredes grafitadas, estética industrial e concreto exposto.
O contraste entre a arquitetura antiga e a proposta contemporânea do espaço cria um ambiente de “loja-galeria”, onde o passado dialoga com o presente, conferindo profundidade simbólica e visual à experiência de quem visita.
Além disso, a Mata Lab integra espaços de convivência, ativações artísticas, instalações, com intenção de ser um organismo vivo, em constante transformação, além de um simples ponto de comércio.
Identidade “Proud South”: moda do Sul Global com atitude
Um dos pilares da Mata Lab é o movimento Proud South, que busca valorizar a criatividade, a ancestralidade e a diversidade dos territórios do Hemisfério Sul, ressignificando a moda e o design a partir de uma perspectiva identitária e coletiva.
Essa filosofia reverbera nas escolhas de marcas e coleções: peças artesanais, feitas com consciência ambiental, valorizando saberes tradicionais, matérias-primas naturais e produção sustentável. A Mata Lab se posiciona assim como um espaço de resistência, esteticamente sofisticado, mas com propósito de identidade e reocupação simbólica do consumo.
Um novo capítulo para a moda brasileira: início de uma mudança de paradigma
Com investimento estimado em cerca de R$ 40 milhões apenas na parte de moda, a abertura da Mata Lab representa não só um marco no cenário paulistano de varejo, mas uma aposta ousada numa moda plural, autoral e consciente.
Em um momento em que o mercado de moda global oscila entre o fast fashion e o consumo sob medida, a Mata Lab desponta como alternativa de vanguarda: um lugar onde designers independentes e marcas autorais ganham visibilidade, onde o consumo é mais consciente e conectado à cultura, e onde o cliente é convidado a repensar não só o que veste, mas de onde vem aquilo que veste e o que isso significa.
Para São Paulo, e para o Brasil, a Mata Lab inaugura um novo capítulo: mais do que um endereço de compras, um palco de cultura, expressão e inovação.