Maternidade, empreendedorismo na moda & feminismo são temas do Iguatemi Talks Fashion 2020

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Por Leonardo Fernandes*

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           Leonardo Fernandes

O evento do Iguatemi Talks Fashion 2020 convidou cinco mulheres líderes do mundo da moda para um bate-papo em live. Giulianna Iodice, que é produtora de conteúdos da Forbes Brasil, foi mediadora da conversa entre Adriana Bozon (diretora de branding da Inbrands), Danielle Bibas (vice-presidente de marketing da Avon), Rachel Maia (CEO da RM Consulting), Viviane Duarte (CEO do Plano Feminino), e a jornalista e consultora de moda Lilian Pacce.

O empoderamento feminino foi o tema central da transmissão. Tanto no empreendedorismo quanto na vida pessoal, as convidadas contaram sobre como conciliam o trabalho com a família, e como se destacaram em suas trajetórias profissionais. O trabalho em meio à pandemia foi outra pauta feita por Giulianna, e cada profissional opinou sobre o que as empresas precisam pensar hoje com o home office. Além disso, o dia a dia da mulher no mundo corporativo também permeou as falas das participantes.

Para Rachel Maia, dedicar-se ao trabalho e sentir prazer com seus projetos é essencial para sua vivência profissional. “Foi a forma que encontrei de fazer um blend na minha rotina. Mesmo que, às vezes, eu passe pouco tempo com a minha família por conta do trabalho, este pouco tempo é prazeroso, pois me dedico a ele após me dedicar ao trabalho, que é importante”, disse a empresária. Rachel já foi CEO das marcas Lacoste e Pandora no Brasil, e atualmente está no mercado de moda de varejo.

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Rachel Maia

Sobre a maternidade conciliada ao trabalho, Lilian Pacce diz que os filhos chegam para transformar as mães: “Ser mãe te coloca novos valores, e você vai valorizar coisas que antes nem se importava. E isso não atrapalha sua carreira; às vezes você até melhora nela depois de ser mãe”. No caso de Viviane Duarte, que integrou a maternidade cedo em sua vida, foi como um aprendizado. “Nós não temos 100% do tempo para só um pilar das nossas vidas; mas o que temos para cada pilar é de qualidade. Precisei entender a mulher que eu queria ser, e honrar isso”, falou.

A respeito do workspace das empresas hoje, Danielle Bibas frisou que as equipes atuais precisam pensar na integração das mulheres; principalmente hoje, que a representatividade é mais do que importante. “As empresas precisam se colocar metas, inclusive a meta organizacional e de inclusão. Se você quer mais mulheres na liderança, é necessário ter uma meta para isso. Você coloca o objetivo, e traça o caminho para chegar lá. Isso é o primeiro grande passo para as empresas terem mulheres na liderança, além de capacitá-las para isso”.

Bibas também pontuou a situação das mulheres em relação às suas escolhas profissionais no Brasil: “Com a sociedade em volta da gente que ainda é muito machista, as escolhas para nós ainda são muito mais binárias do que para um homem”.

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Lilian Pacce

Sobre o empoderamento no mercado corporativo, as convidadas comentaram sobre o machismo presente neste segmento; que afeta tanto a progressão da mulher na carreira, quanto sua vivência dentro de uma equipe empresarial. Dessa forma, a união feminina dentro do mercado é de grande importância para um ambiente que valorize o trabalho das mulheres. “Nós precisamos desenvolver algumas soft skills, que na verdade são a resiliência de ser mulher, e de termos toda uma potência que chegamos a duvidar. Nosso grande desafio hoje é trabalhar sem competir, e aprender a trabalhar em redes de diferenças. E só a sororidade vai ser capaz de acabar com essas dificuldades”, disse Viviane.

O Iguatemi Talks Fashion 2020 acontece ainda no dia 22 de outubro, pelo site www.iguatemitalks.com.br

* Leonardo Fernandes tem 21 anos, estuda Jornalismo na PUC-Campinas, e já foi colaborador e redator do Portal Tracklist, parceiro da MTV Brasil. É interessado no universo das redes sociais, e em como o mundo pop é capaz de influenciar a sociedade. Contribuiu com o site da Z Magazine na cobertura do Iguatemi Talks Fashion.