Faltando poucos dias para 2022, a redação da Z reuniu um compilado de momentos que marcaram a moda em 2021, ano em que os eventos voltaram presencialmente com o avanço da vacinação e o cinema invadiu os bastidores de grandes marcas e personalidades. Acompanhe!

Estreia House of Gucci

A estreia do filme que conta a história da família Gucci tumultuou o mundo da moda e do cinema em 2021. Desde que Alessandro Michele assumiu a direção criativa da casa, a Gucci não saiu da boca da mídia pelos últimos seis anos, e o filme da mais um motivo para isso.

 

A volta dos desfiles presenciais

Com certeza, o momento mais marcante desse ano foi o afrouxamento das medidas sanitárias que possibilitaram a volta a apresentação de desfiles presenciais. Algumas marcas optaram por não voltarem com tanta prontidão, porém a maioria se preparou para o momento da volta e o sentimento que ficou marcado foi de alívio.

 

Kim Kardashian no MET Gala

Impossível falar de moda e não mencionar o clã Kardashian. O momento viral deste ano foi a presença de Kim Kardashian no evento MET Gala de 2021, onde a socialite usou uma produção da Balenciaga inteira preta, da cabeça aos pés (literalmente).

 

100 anos da Iris Apfel

Referência para o universo da moda com suas cores e formas exóticas, Iris Apfel completou 100 anos de vida dia 29 de agosto. Um século de inspirações infinitas para a moda e para as pessoas com sua alegria de viver e lucidez. Deu início em sua trajetória pela decoração e, ao lado do marido, Carl Apfel, viajaram o mundo em busca de tecidos perfeitos para projetos de celebridades.

 

Balenciaga volta a Alta Costura

Demna Gvasalia assume a responsabilidade de trazer de volta a Balenciaga para a temporada de alta-costura. A re-estreia da marca aconteceu esse ano, em 7 de julho, e teve diversas surpresas e referências como por exemplo, a conta do Instagram da Balenciaga teve todas suas fotos apagadas dias antes do desfile.

 

Projeto Sankofa

A estreia de 8 marcas do projeto Sankofa, coletivo de estilistas negros em iniciativa da plataforma Pretos na Moda e da startup de inovação social VAMO, durante a SPFWN51 foi com certeza um passo gigantesco para moda nacional. Pretos na Moda busca unificar profissionais racializados do mercado da moda e a VAMO propõe reparação na moda nacional.