Com o consumo consciente em pauta, grandes empresas do ramo da moda têm se reinventado para minimizar ao máximo seus impactos no meio ambiente. Diferentes formas de produção e reprodução de peças surgem como inovação à sustentabilidade, o upcycle é uma delas.

A ideia de reinventar uma peça de roupa traz consigo a exclusividade, qualidade rara em tempos onde tudo é massificado e efêmero. É com essa proposta de personalização que a Damyller, marca catarinense especialista em jeans, junto com a artista brasileira Larissa Moraes, do Recollection Lab, lança a coleção Recollect, que ressignifica peças que seriam descartadas, e ganha nossa capa do mês.

A coleção

Por meio de técnicas handmade, as novas peças exploram a versatilidade do jeans, e ganham uma personalidade única, seja em um mood mais Rock’n’Roll, com jaquetas oversized e frases grafitadas, ou romântico, com patches de flores e borboletas.

Para Larissa, o trabalho de modificar as peças foi inspirado na sua relação com sua própria marca há mais de cinco anos. “A ideia de fazer a Recollect caiu como uma luva na minha história com a Damyller, depois de muitas ações de customização, fez todo sentindo lançar essa (Re)coleção, em formato cápsula”, conta.

Sustentabilidade em foco

De acordo com a consultora de estilo da Damyller, Damylla Damiani, criar uma mini-coleção de peças que, por algum motivo, não chegaram às lojas, foi um dos caminhos que a marca encontrou para a sustentabilidade, fator que sempre fez parte de seus valores. “São pequenas atitudes no dia a dia que nos levam a ter uma vida mais sustentável e com propósito!”, afirma.

Para a consultora, ser sustentável não é mais uma opção, é uma necessidade a ser adotada, desde grandes empresas até cidadãos comuns, cada um com seu papel. “Ao empresário cabe saber de onde vêm seus insumos. Já ao consumidor, a procedência do que colocamos à nossa mesa até o guarda-roupa. Isso é, cada vez mais, um fator decisivo na hora da compra. Não é parar de consumir, apenas fazer escolhas melhores, reaproveitar quando possível e fazer disso uma oportunidade de transformar um produto em algo único, esse é o espírito da Recollect”, explica.

Leia online clicando aqui.

Fotos: Thiago Justo
Modelos: Manuela Thibes e Esthela Larionoff