Publicidade

A Pantone anunciou, recentemente, a cor do ano para 2021. Porém, pela segunda vez em 22 anos, a empresa escolheu não uma e sim duas cores para definir o ano que está por vir. Os escolhidos são o cinza “Ultimate Gray” (17-5104) e o amarelo “Illuminating” (13-0647), que representam força e otimismo, respectivamente. “A seleção de duas cores independentes destaca como diferentes elementos se unem para expressar uma mensagem de força e de esperança que é duradoura e edificante, transmitindo a ideia de que não se trata de uma cor ou de uma pessoa, mas de mais de uma”, disse Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, em comunicação à imprensa.

cores
Imagem: Divulgação

Por mais de 20 anos, a cor do ano da Pantone já influenciou diversos desenvolvimentos de produtos e também decidiu compras em vários setores de empresas completamente diferentes, incluindo moda, decoração e design no geral. Para a escolha da cor de cada ano, a empresa passa por uma cuidadosa avaliação e análise de tendências até chegar a seleção do ano. A última vez que tivemos duas cores definidas para um ano foi em 2016, onde o rosa “Rose Quartz” e o azul “Serenity” foram a dupla da vez.

O ano de 2020 foi marcado pelo azul “Classic Blue” (19-4052), que representaram calma, confiança e conexão. Destacando um desejo por uma base confiável e estável para se construir uma limiar para uma nova era. As escolhas para os anos seguintes sempre representam o que precisamos para o mundo de acordo com os acontecimentos do ano anterior, o que podemos citar que a força do cinza e o otimismo do amarelo são exatamente o que 2021 precisa.

Como citado acima, as cores anunciadas pela Pantone sempre ditam tendências, por isso, separamos uma seleção de inspirações de moda e decoração combinando as cores para já começar a se preparar para ano que vem.

MODA 

cores

A indústria da moda não só segue tendências de modelos de roupa mas, também, de cores. Peças tradicionais se adaptam a cores que estão em alta em cada época ou estação do ano. Bolsas, sapatos e acessórios não ficam de fora, eles também chegam repaginados com cores não tradicionais, como por exemplo uma bolsa clássica Chanel na cor cinza “Ultimate Gray” ou um modelo de sapato diferente com a cor amarela “Illuminating”.

coresLooks monocromáticos são uma ótima opção para adaptar o amarelo para o dia a dia ou até mesmo para produções mais chiques, usando saltos ou sandálias. A combinação de amarelo com branco da super certo e transforma o look de uma cor só.

coresO cinza “Ultimate Gray” também funciona em looks monocromáticos, mas uma terceira peça (trench coats, bonés, sapatos) compõem as produções de forma prática e elegante. Opte por comprar peças separadas, por exemplo calças, blusas e croppeds para poder comnbiná-las com outras cores, até mesmo o amarelo, em composições futuras.

DECORAÇÃO

cores
A varanda de Pati Cillo reúne lareira revestida de granito e banquinhos coloridos, tudo sob medida para um bom papo acompanhado de vinho. Na cozinha de Cristiane Schiavoni, o painel de laca brilhante amarela, mesmo tom das cadeiras, contrapõe com o porcelanato metalizado em piso e parede | Fotos: Luis Gomes e Carlos Piratininga

Para quem deseja saber onde usar essa aposta da Pantone, a arquiteta Isabella Nalon, dá dicas.“Cabe em todos os ambientes, desde cozinhas, passando por quartos, salas e varandas. Essa dupla tem a vantagem de ser ‘no gender’, nem feminina nem masculina. Vai bem em espaços de adultos, adolescentes, jovens, crianças e bebês de diferentes sexos”, comenta.

cores
O amarelo e o cinza aparecem dos dois projetos da Figa Arquitetura, marcando presença em elementos complementares, como a mesa lateral da sala e os tons do armário do quarto com tema de Lego | Fotos: Thiago Travesso e Fernanda Gheton

Depois de um ano difícil e repleto de desafios para todos nós, é a primeira vez que a Pantone elege a cor cinza como destaque para o ano. Agora é válido adotar a tendência e usar essas cores em 2021 e de fato trazer força e otimismo para o ano que chegará.

Publicidade

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here