Publicidade

Imagine a combinação de bananas, doce de leite, biscoitos amanteigados e chantilly em uma só receita. Parece bom, não? A Banoffe Pie é uma receita inglesa que surgiu da combinação da fruta com caramelo, adaptada no Brasil com o tradicional doce de leite. Confira a receita para fazer em casa: banoffe pie e surpreenda!

MASSA

Ingredientes

  • 450 gramas de biscoito amanteigado
  • 180 gramas de manteiga sem sal

Modo de preparo

Processe os biscoitos até obter uma farofa fina.

Em seguida, derreta a manteiga e jogue por cima da farofa. Processe até que a massa se forme e depois arrume em torno de toda a forma. Nesta receita, usei uma forma de 25 cm de diâmetro por 6 cm de altura.

Leve ao congelador até que a massa esteja completamente congelada. Se você quiser desenformar a torta, asse em forno preaquecido a 220˚C por 10 minutos. Se preferir servir na forma, pode montá-la sem assar a base.

RECHEIO

Ingredientes

  • 170 gramas de CHOCOLATE 70% CACAU
  • 500 ml de LEITE
  • 450 gramas de DOCE DE LEITE
  • 6 GEMAS
  • 40 gramas de AMIDO DE MILHO
  • 2 a 3 BANANAS cortadas em rodelas

Modo de preparo

Derreta o chocolate em banho maria e pincele-o sobre a massa da torta. O chocolate, além de acrescentar um sabor delicioso, vai impermeabilizar a torta para o recheio de doce de leite, mantendo a base bem crocante.

Para fazer o creme, esquente o leite com o doce de leite. Enquanto isso, misture o amido de milho com as gemas em outra tigela.

Assim que a mistura do doce de leite estiver quente (não precisa ferver), jogue por cima das gemas e misture bem.

Volte toda a mistura à panela e leve ao fogo médio, mexendo sem parar. Quando o creme ferver, continue mexendo bem por 3 minutos. Retire do fogo, transfira para outra tigela e bata com a batedeira até amornar (se você estiver com pressa) e cubra com plástico filme em contato.

Leve o creme à geladeira até gelar por completo.

CHANTILLY

Ingredientes

  • 500 gramas de CREME DE LEITE FRESCO ou de LATA (bem gelado e sem o soro)
  • 4 colheres de sopa de AÇÚCAR

Modo de preparo

Bata o creme de leite fresco (ou nata, ou creme de leite em lata bem gelado e sem o soro) com o açúcar até o ponto de chantilly.

MONTAGEM

Quando o creme de doce de leite estiver gelado, bata mais um pouco com a batedeira para deixá-lo bem leve e, então, recheie a torta, alisando bem.

Arrume as rodelas de banana por cima do creme.

DICA: pincele as rodelas de banana com suco de limão para que não escureçam.

Finalize a decoração da torta com chantilly.

Receita para fazer em casa: Banoffe pie
Por: Dani Noce.

Publicidade