Pat Mcgrath: 6 makes icônicas que mostram que a maquiagem vai além da arte

O que a maquiadora por trás da make de "boneca de porcelana" do desfile de Maison Margiela deixa de legado com sua arte?

0
140

Se teve uma maquiagem que deu o que falar na Semana de Alta-Costura foi a produção inspirada em bonecas de porcelana feita pela maquiadora Pat McGrath para o desfile da Maison Margiela. A técnica usada pela maquiadora permitiu que as modelos ficassem com o rosto brilhando como se estivessem molhados, semelhante ao verniz aplicado nas bonecas. De acordo com a maquiadora, um produto para este fim será lançado em breve em sua marca, Pat Mcgrath Labs, mas, enquanto isso não acontece, podemos seguir a técnica apresentada por ela com a máscara facial peel-off.

Margiela na alta-costura Verão 2024 — Foto: Reprodução
Créditos de imagem: Reprodução Vogue.

Porém, essa não foi a primeira vez que a maquiadora se destacou por suas técnicas inovadoras. Afinal, é por isso que Pat Mcgrath foi condecorada por Rainha Elizabeth como dama do Império Britânico.

Em homenagem a essa maquiadora icônica, a Z Magazine separou x momentos em que Pat Mcgrath mostrou que a maquiagem vai além da arte.

 

Stella McCartney Fall/Winter 2012

Créditos de imagem: Getty Images.

Se hoje nos lembramos da trend icônica dos anos 2010’s das máscaras de cílios coloridas, é graças também a Pat Mcgrath. Ao inserir nas passarelas um look clean com apenas os cílios azuis em destaque, a maquiadora captou a essência da nova tendência que passou a ser usada por celebridades e comercializada por diversas marcas: desde aquelas dos cosméticos de luxo, até as nacionais.

 

Atelier Versace Couture Fall/Winter 2016

The Atelier Versace Haute Couture Fall/Winter 2016-2017 show is one of Pat McGrath's iconic makeup m...Outro look clean explorado pela artista foi utilizado na Versace em 2016: um verdadeiro “respiro” em meio às makes pesadas com a pele ultramatte e os cut-creases que eram tendências na época. Apesar de Pat Mcgrath ser bastante conhecida por seus looks mais chamativos, os domínios de técnicas de pele são, sem dúvidas, um dos pontos de destaque da artista, que consegue produzir desde visuais mais naturais até aqueles mais pesados.

 

Valentino Couture Spring/Summer 2019

Créditos de imagem: Getty Images.

Pat Mcgrath sempre foi conhecida por suas inovações e, em 2019 nas passarelas, a maquiadora deixou mais do que claro que suas ideias são praticamente inesgotáveis. Ao utilizar penas no lugar dos cílios postiços, a artista traz destaque aos olhos das modelos apesar da maquiagem simples nas pálpebras. A make se tornou praticamente um acessório para os looks, que acompanhavam a tonalidade das penas escolhidas para os cílios de cada modelo.

 

Christian Dior Couture Spring/Summer 2004

Créditos de imagem: Getty Images.

Se tem uma coisa que Pat Mcgrath gosta de incorporar em suas makes é a história. Inspiradas pela viagem de John Galliano ao Egito, as maquiagens desse desfile estão recheadas de referências históricas, sobretudo à figura icônica de Cleópatra. Mesmo utilizando muitos elementos chamativos como o glitter e o metalizado, a maquiadora mantém o look balanceado. A propósito, este é um grande diferencial de sua marca de cosméticos atual: o brilho, que é prioridade dos investimentos e marca registrada de seus pigmentos.

 

Christian Dior Fall 2011 Couture

Créditos de imagem: Getty Images.

Falando em brilho, uma regra bastante seguida pela maquiadora ao longo dos anos é a maquiagem se tornando um item de joalheria. Se hoje amamos makes com strass ou pérolas ao redor dos olhos, Pat Mcgrath foi uma das precursoras desses looks que aos poucos saíram das passarelas para ocuparem os bloquinhos de carnaval ou até mesmo o dia a dia para as mais ousadas.

 

Anna Sui Spring 2020

Créditos de imagem: Getty Images.

Existe uma make que exala mais o mood de 2020 do que essa? Com o lançamento da série Euphoria em 2019, o termo “maquiagem euphoria” ficou em alta nas redes sociais. Isso porque os tons de roxo, rosa e azul, utilizados nas atrizes da série, complementavam perfeitamente os glitters, aplicações, delineados gráficos e strass que levavam a maquiagem para um patamar mais artístico. Apesar de a maquiagem de Euphoria não ser realizada por Pat Mcgrath é inegável a sua influência nas makes das atrizes que fazem uma homenagem à arte da maquiagem.