Por Cris Gracioli
A serra
Situada na região Centro, Região das Beiras, a enorme cadeia montanhosa revela as maiores altitudes de Portugal Continental. Seu ponto mais elevado, com 1993 metros de altitude chama-se e integra o Parque Natural da Serra da Estrela, maior área de paisagem protegida em solo português. No inverno, a diversão é a neve, porém durante todo o ano os visitantes se encantam com a fauna e flora extraordinárias e pelas montanhas de proporções colossais. Vale lembrar que a Serra traz uma riqueza cultural, histórica e gastronômica únicas o que torna a região um lugar especial e imperdível.
Torre
A maior altitude da Serra da Estrela encontra-se em Torre, que é também a segunda maior altitude de Portugal, atrás apenas da Montanha do Pico nos Açores.
Dica: Museu do Pão
O museu é também um dos mais importantes restaurantes e fica em Seia, na Quinta Fonte do Marrão. O museu privado recolhe, preserva e exibe os objetos e o patrimônio do pão português nas suas vertentes: etnográfica, política, social, histórica, religiosa e artística. Consulte o site para os horários de funcionamento. museudopao.pt
As aldeias históricas
O tempo na região da Serra da Estrela tem ritmo próprio e entre pequenas vilas serranas doze se destacam com histórias milenares. Conhecidas por Aldeias Históricas de Portugal, são um convite raro a um mergulho no tempo. Por caminhos sinuosos e muitas vezes solitários, cada Aldeia tem uma participação importante na história do país e possuem arquitetura e costumes incríveis.
Desde de 2007, as Aldeias Históricas de Portugal formam uma Associação de Desenvolvimento Turístico, de direito privado e sem fins lucrativos. O objetivo é o de promover o desenvolvimento turístico e através do site oficial é possível compreender a importância dessas vilas e conhecer roteiros e ter apoio para sua visita.
12 aldeias
Estrela de Almeida: vila de fronteira entre Portugal e Espanha tem arquitetura militar única, com construções particulares dedicadas à fortificação.
Belmonte: a vila natal de Pedro Àlvares Cabral, com o castelo que pertenceu a sua família, museu da navegação e bairro judeu.
Castelo Mendo: com ruas de pedras, o castelo tinha 8 torres e 5 portas.
Castelo Novo: ruas de pedra, castelo com pelourinho em estilo manuelino.
Castelo Rodrigo: reservada, com direito a pelourinho medieval, castelo e muralhas.
Idanha-a-Velha: localizada as margens do Rio Pônsul, essa vila é uma antiguidade fundada por romanos no século I a.C. Visite o Lagar das Varas, a Torre do Templários.
Linhares da Beira: aldeia medieval do séc XII, castelo gótico, igrejas, pelourinho e casas do estilo menuelino.
Marialva: povoada por lusitanos, romanos e árabes, a vila foi reconquistada em 1063 e é uma das menores
Monsanto: pequena aldeia com 1160 habitantes, situa-se numa colina medieval com casas de granito entre rochas.
Piódão: localizada nas montanhas do Açor, essa aldeia parece um presépio e é uma das mais diferentes e bonitas.
Sortelha: uma das mais belas vilas , foi erguida em 1228, e fica a 768 metros de altura.
Trancoso: tornou-se cidade em 2004, mas tem o centro preservado em ruelas e a muralha que a protegia.
aldeiashistoricasdeportugal.com.br/@aldeiashistoricas