Quero trabalhar na área de consultoria de moda, por onde eu começo? Essa é uma das perguntas mais comuns para quem quer ingressar no universo das cores, formas e imagem pessoal. Iniciar uma carreira como Consutora de imagem e Personal Shopper pode não parecer tão fácil. Analisar estilo, corpo, estrutura física, proporções, coloração pessoal e o guarda-roupa de seus clientes e, a partir disso, avaliar se a imagem que o cliente projeta está de acordo com a mensagem que ele realmente gostaria de transmitir, é o foco dessa profissional. Mas, antes disso, é preciso cuidar da sua própria imagem perante o mercado. Nesse sentido, hoje partilho algumas dicas fundamentais.
1) Trabalhar bem a sua Identidade e Branding
Como? Sabendo fazer uma boa leitura das necessidades do mercado de trabalho onde atua e posicionar-se de acordo com elas na construção da sua marca e da sua identidade. Lembre-se de que entender os desejos da cliente e desvincular seus gostos é fundamental.
2) Planejamento
É igualmente importante saber fazer um planejamento financeiro e legal que envolve custos operacionais do seu negócio, como programar a taxa de ocupação de agenda, saber elaborar um plano de custos personalizado e contratos de serviços.
3)Estratégias
A par disso, saber desenhar excelentes estratégias de marketing que começam pela elaboração de um plano de negócios, gestão de presença nos canais online (site, Facebook, Instagram, Linkedin) e offline, criação de boas parcerias e relação com as marcas, networking, são de extrema importância para potencializar sua imagem no mercado.
Próximos Cursos Fashion School Portugal:
– Agosto: Pós-graduação em Estratégias de Construção, Posicionamento e Consolidação da Carreira do Gestor de Imagem Certificada com Raquel Guimarães e Luciana Ulrich
– Outubro: Lisbon Fashion Experience