SPFW dia 2: 4 desfiles X 5 tendências

5 tendências do segundo dia de SPFW N57 que dominaram as passarelas dos 4 desfiles

0
72
Foto: @agfotosite.

Caminhamos para o segundo dia da SPFW N57 com a presença de mais 4 marcas que desfilaram suas coleções para a temporada, foram elas: Lilly Sarti, Lino Villaventura, Cria Costura e Reptilia, sendo a última estreante nas passarelas de SP. Diante dos 4 desfiles, é possível se observar 4 diferentes estilos e abordagens, que transmitem a identidade de cada artista. Mas, também é possível notar semelhanças quanto às tendências apuradas pelos estilistas.

A Z separou 5 tendências que bombaram nos looks do segundo dia da SPFW e prometem voltar para 2024.

*Fotos: @agfotosite

Oversized

As peças oversized ganharam popularidade sobretudo pelo seu conforto. Mas, com o tempo, os especialistas de moda e as fashionistas perceberam que essa tendência poderia se tornar uma estética, até mesmo diferenciando um look através de sua forma e caimento. Foi então que peças como: casacos, vestidos e camisetas passaram a se destacar nas passarelas e retornaram com novas ideias para 2024.

Tons de azul

O azul é mais uma aposta certeira para 2024, assim como o vermelho. Esta tonalidade, além de versátil, está amplamente disponível em nosso guarda-roupa devido às calças jeans, mas, os estilistas trouxeram o azul de formas ainda mais criativas: misturando tecidos ou cores vibrantes, duas estratégias importantes quando se fala de looks monocromáticos que podem ter um toque de ousadia.

Variações de calça jeans

A calça jeans é um statement no armário das fashionistas, mas, a maior vantagem dessas peças é que é possível inovar com recortes, detalhes e manipulações do material, como a descoloração. Para a SPFW N57, as marcas fizeram uma releitura desta tendência clássica através de um caimento mais amplo, porém, com a barra ainda ajustada ao tornozelo (como as “mom jeans” que têm feito sucesso ultimamente). A cintura se apresenta de média para alta, mas, através da costura de retalhos, um efeito marmorizado com descolorante e costuras mais finas na cintura (similar as de uma calça em alfaiataria), os jeans que tanto amamos podem se tornar peças ainda mais únicas.

Tecidos translúcidos

Tecidos com menos fios entrelaçados, além de proporcionarem maior ventilação, são confortáveis por sua maleabilidade. Materiais como: tule, renda e organza, muito utilizados em vestidos de noiva e em lingeries tem, pouco a pouco, invadido as passarelas em looks mais cotidianos ou mais ousados. Por sua transparência, muitas vezes se torna necessário o uso de um outro material por baixo ou a construção de diversas camadas, como foi feito pelas marcas na SPFW N57 que trouxeram duas abordagens, uma mais fresh e outra mais ousada, para esta tendência.

Monocromático neon

Os tons de neon são uma tendência mais ousada que volta e meia faz uma aparição pelas passarelas. Por volta de 2018 e 2019, esta tendência bombou nas redes sociais entre celebridades e foi uma febre entre lojas, mas, durante os próximos anos raramente foi avistada entre as passarelas até esta última edição do SPFW. Por se tratar de uma tendência mais marcante e ousada, o uso de tecidos diferenciados pode tirar o destaque apenas dos tons e se tornar uma proposta mais usável, mas, também é possível se jogar nas cores, como o desfile de Valentino para a Semana de Alta-Costura deste ano com o conceito de color blocking.