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Inchaço, desânimo, mau humor e cólica estão entre os sintomas da tensão pré-menstrual, conhecida como TPM. Normalmente, essas manifestações começam dias antes da chegada do ciclo menstrual e podem se agravar até o início da menstruação. De acordo com a nutricionista Marília Zagato, isso ocorre devido à oscilação dos hormônios durante esse período.

Contudo, investir em alimentos saudáveis pode fazer toda a diferença. Marília explica que apostar em alimentos que possuem o gosto Unami, referente ao quinto gosto do paladar humano, ao lado do doce, salgado, azedo e amargo, pode deixar o prato mais saboroso.

Confira a lista com alguns desses alimentos:

Peixes
 “O consumo dos nutrientes presentes nesses alimentos pode ajudar na redução de dores de cabeça e na diminuição da retenção hídrica durante o período menstrual”, afirma a nutricionista. Os peixes de água fria, como salmão e atum, são ricos em ômega 3, gordura boa com ações anti-inflamatórias.

Gema de ovo
Essa parte do ovo contém vitamina B1, que atua diretamente na produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.

Cenoura
Possui vitamina B6, que contribui na melhoria das mudanças de padrão do sono e em alterações do humor. Segundo Marília, em apenas uma cenoura é possível consumir 10% da quantidade de B6 recomendada para o dia.

Laranja
Aposte em alimentos que são fontes de vitamina C, que contribuem para a sensação de bem-estar e menor agitação.

De acordo com a nutricionista, neste período ainda é importante diminuir o consumo de cloreto de sódio, presente no sal, para evitar a retenção de líquido. “Para diminuir o consumo exagerado, é recomendada a utilização de glutamato monossódico, que realça o sabor das refeições e contém 2/3 a menos de sódio em sua composição”, finaliza.

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