Por: Bia Frata

@biafrata

Durante anos, os acessórios de cabelo foram deixados de lado, exceto pelo grampo, útil para qualquer penteado e no dia a dia. Apesar disso, vem dos anos 80, onde o acessório fazia parte do vocabulário de estilo, uma das principais trends de acessórios da vez: a tiara acolchoada.
Há algumas temporadas, o acessório à la Blair Waldorf, de “Gossip Girl”, vem fazendo tímidas aparições nas fashion weeks, mostrando que logo ela invadiria o seu closet.

Nas ultimas temporadas, a Altuzarra desfilou uma versão fofa e comportada da peça, enquanto Chanel trouxe à passarela uma faixa bem bold e cheia de detalhes. Marcas como Sophie Buhai e Simone Rocha, fizeram do acessório, marca registrada onde eles enfeitaram todos os looks que apareceram na passarela.

Altuzzara Inverno 2017
Altuzzara Inverno 2017
Chanel Inverno 2019

 

Na temporada de primavera-verão 2019, depois de Miuccia Prada, expert em lançar e relançar tendências, tirar toda e qualquer discrição do acessório, que ele caiu nas graças das it-girls. O formato Alice band, grossa e acolchoada, bem cara de nobreza, fez o styling da vez.  Porém, inovadora que só ela, a designer deu um jeito de colocar aquele quê de Prada na trend e estabilizou maximalismo, estampas e tachas metalizadas que permitem que a tiara se adapte a qualquer estilo de guarda-roupa.
E não é apenas as passarela que o headwear está dominando: nós vimos as influencers Pernille Teisbaek e Leonie Hanne usando modelos em tartan, e veludo.

Em solo nacional, é possível encontrar tiaras e turbantes charmosos, e algumas opções de marca, disponível em multimarcas como a Pinga e a Gallerist, são a tiara de veludo com bolinhas douradas da Pinii, ou a Iorane que apostou nas tiaras em lurex, perfeita para arrematar uma produção noturna.

headband
Prada Verão 2019
headband
Prada Verão 2019
headband
Lorane Inverno 2019

Em suas versões lisa, bordada ou com cristais aplicados, a peça tem o poder, por ela mesma, de chamar a atenção. Mesmo as versões lisas e em tons discretos fazem um volume no visual. Por isso, o segredo da elegância na hora de investir no acessório é ousar menos no restante do look. Contenha a extravagância na hora de montar a produção e mantenha tudo mais calmo: as peças de roupa sem muitos detalhes, a maquiagem um pouco mais leve e os cabelos contidos, como mostra Kate Middleton. Entretanto, para quem busca ousar no acessório,  pode, no entanto, apostar no combo make poderosa + look exuberante + cabelo cheio de volume, como fizeram Dua Lipa e Lilly Collins.
Do closet de Blair Waldorf para as passarelas e o street style. Acredite, você vai se render ao acessório.