A empresa piauiense Trapos & Fiapos apresenta novos produtos exclusivos. São tapetes, passadeiras e estandartes criados pela idealizadora da marca, Tereza do Carmo Melo que, em parceria com o designer Sergio J. Matos, desenvolveu peças que exaltam o trabalho handmade de artesãos, no qual utilizaram matéria-prima natural, cultivada e mantida pelas comunidades do Piauí.

São artesãos que tecem os produtos, colaboradores na loja própria, além de famílias que colhem a taboa em um lago localizado em Campo Maior e que a trançam em Luís Correia, ambos municípios do Piauí.

Trapos & Fiapos

A Trapos & Fiapos lança peças exclusivas e de edição limitada. É o caso dos estudantes, uma nova proposta de decoração. “Mergulhar no universo Trapos & Fiapos é cultivar o feito à mão, conhecer nossa história, imagens, texturas e também novidades. Nosso novo produto surgiu da ideia de trazer novas possibilidades para a decoração de parede”, afirma Tereza do Carmo.

O modelo Olhar, por exemplo, tem bordados em tucum (fruto de uma palmeira nativa da região) sobre a base em algodão cru. Ele tem a função de ser um item presente: possui muitos “olhos” para estar atento ao mundo, aos outros e acolhê-los.

Trapos & Fiapos

Já a bandeira Descabelada é uma peça muito especial. Urdida em fio de algodão e coberta com fibra de taboa e buriti, ela possui detalhes feitos à mão pela própria criadora Tereza. “A Descabelada traz, em sua expressão esvoaçante, a representação da alegria da tecelagem Trapos & Fiapos em estar no presente e se conectar com nossa ancestralidade. Esta peça se enraíza no presente sem deixar esquecer nossa história: a alegria de ser sabendo de onde veio”, afirma Melo. 

Entre os tapetes, destaque para o modelo Floresta. Ele foi inspirado na diversidade e multiplicidade das espécies existentes na nossa fauna e flora. “A riqueza de cores e formas tem, entre si, uma ligação, uma intercomunicação para nos lembrar que a vida, seja animal, vegetal, mineral, não sobrevive no isolamento; temos uma interdependência entre todos os seres”, comenta Tereza. Em algodão e fibra natural de taboa, a peça tem cores vibrantes e estilo contemporâneo.

Outro modelo que merece atenção é o tapete Poá. Inspirado no céu estrelado de Piauí, o tapete é totalmente confeccionado a mão, com base em fibra natural de taboa e de buriti, com pequenos poás feitos de algodão. “Colhemos o algodão de diferentes regiões, pois cada um tem uma coloração diferente. Assim, cada tapete tem a sua identidade, com tons e nuances da natureza piauiense”, explica Tereza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

sete − 5 =