A nostalgia dos anos 90 ganha vida novamente através da tendência que está causando um alvoroço no TikTok: o ressurgimento do sapato clog. Este modelo icônico, frequentemente associado a tamancos de madeira robustos e arredondados, que remetem a calçados holandeses, já foi um símbolo da contracultura dos anos 60. No entanto, sua popularidade se deslocou para a moda de rua durante os anos 90, e até mesmo ícones do glamour como Sarah Jessica Parker, Zendaya e Irina Shayk já usaram o calçado.
Com o passar dos anos, o modelo evoluiu, ganhando variações modernas e descoladas. Um exemplo notável é o Crocs, que encontrou sua inspiração no clog, materializando-se como um sapato de borracha. Graças à Geração Z, esse item polêmico do passado ganhou vida novamente, não apenas nas vitrines, mas também nas passarelas. A marca brasileira Melissa, em parceria com o estilista Marc Jacobs e a lendária casa de moda Gucci, estão reimaginando o tamanco para o público contemporâneo.
A consultora de moda e imagem Camile Stefano defende que o calçado pode oferecer conforto sem sacrificar o estilo. Ele se encaixa perfeitamente com roupas casuais, como conjuntos all jeans ou combinações descontraídas com bermudas, que voltarão no verão. “A moda contemporânea está fortemente ancorada no conforto e já havíamos previsto o retorno do clog para atender a essa demanda. É possível optar por modelos mais delicados, como os birkinstocks, que se integram perfeitamente a um visual boho-casual”, esclarece a especialista.
Os clogs têm o poder de elevar a simplicidade de um vestido simples de algodão e ainda conferir um toque urbano inigualável aos conjuntos de couro. “Independentemente de você estar em busca de conforto ou de um estilo audacioso, este item que combina um sapato fechado com um chinelo aberto pode se transformar em uma peça fashionista de grande impacto. Vale a pena relembrar a tendência marcante da adolescência, pois sua versatilidade é incomparável”, enfatiza.