Por Edis Lima
A École des Arts Joailliers expõe pela primeira vez, de 5 de outubro a 30 de novembro de 2018, a impressionante coleção de anéis para homem, do galerista Yves Gastou.
A exposição destaca 500 anéis com modelos que ilustram desde dos tempos dos doges da Veneza do século XVII às coleções dos bikers americanos dos anos 1970, anéis do Egito antigo, peças do século XIX até anéis de designers contemporâneos.
Yves Gastou, galerista e colecionador de joias
Galerista, Yves Gastou é uma figura indissociável do bairro de Saint-Germain-des-Prés, em Paris, onde ele mora e mantém seu antiquário há mais de trinta anos. Descobridor de verdadeiros achados, ele foi o primeiro de sua geração à confrontar o mobiliário francês ao italiano, dos anos 40-50-70 às emblemáticas peças design dos anos 80, de Sottsass, Mendini, à Kuramata.
Yves Gastou reuniu esta coleção de anéis com muito empenho percorrendo ao longo de trinta anos, feiras de antiguidades, leilões, fundos de estoques de joalheiros e ateliês, além de suas inúmeras viagens.
Com uma coleção rica de mais de mil peças, Yves Gastou expressa sua criatividade fazendo de seu antiquário um verdadeiro gabinete de curiosidades.
O poder da joia masculina
A joalheria masculina sempre esteve relacionada a uma realidade social, polίtica, econômica e artίstica. Mais que um elemento de beleza, a joia masculina é, ao mesmo tempo, instrumento de afirmação de poder, instrumento de comunicação e acessόrio de moda.
As diferentes mudanças na sociedade levam necessariamente a evoluções quanto ao uso da joia masculina e a relação do homem com seu poder de sedução.
L’ÉCOLE DES ARTS JOAILLIERS
31, rue Danielle Casanova, 75001 Paris
Exposição de 5 de outubro a 30 de novembro de 2018
Entrada livre de segunda a sábado, das 12h às 19h.