Mais uma marca que caminha rumo a uma moda mais sustentável e amiga do planeta. A VIA UNO, que não usa matéria-prima de origem animal nos seus mais de trezentos modelos, acaba de anunciar ações de inovação sustentável em produtos, otimização em processos para minimizar a utilização de recursos naturais e ações de marketing ambiental para 2020.

O start será dado com a linha “Reuse, Recycle, Rethink”, que tem como objetivo gerar um novo destino aos resíduos gerados pela indústria durante a fabricação dos calçados, nos moldes da economia circular, com processos ecologicamente corretos e reaproveitamento de materiais para produzir as palmilhas.

Na coleção, que estará disponível para venda em multimarcas por todo o país a partir de março, os calçados vão dos mais básicos aos coloridos com animal print, com destaque aos sneakers.

Foto: Divulgação

Processo produtivo

O grande diferencial da linha é a produção dos calçados sem uso de cola, solventes e metais pesados em sua composição. Além disso, a palmilha ultra soft destes modelos é composta por 30% de espuma reciclada, além do cabedal com tecido composto a partir de sobras de fios da indústria e PET – o mais resistente plástico para fabricação de garrafas e embalagens.

 

Benefícios

O método de confecção dos produtos garante a redução de 20% do consumo de energia. Além disso, outra estratégia dentro da empresa são as ações de marketing ambiental, com o selo “Caring for the Future”. Elas englobam mais de 3 mil pontos de venda, com réguas de identificação da marca produzidas com 30% de resíduos oriundos do processo produtivo da empresa.