Publicidade

Por Gonca Kaya

               @guiaturca

Queridas leitoras, aqui em Istambul já estamos com dias bem quentes. Sim, o verão começou forte! E um dos museus mais visitados por aqui, o Palácio Topkapi, sem dúvida é um dos lugares que mais frequento com meus clientes durante essa temporada. Além de ser um enorme complexo que foi a cede do Império Otomano durante quase 400 anos, ele possui um acervo muito grande de cerâmicas e porcelanas chinesas, armas e armaduras, relógios de grande valor, joias inigualáveis, trajes e kaftans imperiais e as famosas “sagradas relíquias”.

As cozinhas recentemente passaram por um amplo restauro e faz pouco que inauguraram para a visita do público. O Palácio Topkapi possui a terceira maior coleção do mundo de porcelanas chinesas. Ela abrange quatro dinastias: Sung, Yüan, Ming e Ching.

Na coleção das armas e armaduras podemos contemplar exemplos de espadas ricamente ornamentadas, arcos e flechas, escudos decorados com madre pérola, coral, marfim e todo tipo de material requintado. Uma das peças muito especiais é uma armadura de sultão cheio de diamantes que merece ser visto.

Na coleção dos trajes imperiais tem uns lindíssimos kaftans de seda com bordados minuciosos, tem kaftans de inverno que estão forrados com as melhores peles que existiam na época, tudo para que os soberanos e a família dele não passassem frio nos meses de inverno.

Nas salas do tesouro, tem joias que, com certeza, deixariam muitas mulheres sem sono de tão suntuosas que são. Entre elas, um diamante de 86 quilates sobre qual reza a lenda de que foi descoberto no século XVII, no meio do lixo de um bairro humilde em Istambul, e que foi adquirido por um negociante por apenas três colheres.

Outra peça que se destaca nas salas do tesouro é a adaga decorada com várias esmeraldas enormes, do tamanho de um ovo, e muitos diamantes, encomendada aos joalheiros do próprio sultão como um presente pro Xá da Pérsia, porém ele morreu antes que a peça ficasse pronta e ficou no acervo do Palácio.

Nas salas das sagradas relíquias têm muitos vestígios que tem a ver com a religião muçulmana, como uma pegada do pé do profeta Maomé, um pedacinho da barba dele (considerado muito sagrado) e o tesouro mais sagrado, o manto do profeta.

Além disso, lá ficam várias relíquias do mundo Cristão como um pedaço do crânio de São João Batista e o cajado de Moisés. No quarto pátio do Palácio Topkapi, existe um terraço com uma paisagem muito linda para o Bósforo e para o lado asiático de Istambul. Não se esqueçam de tirar uma foto com essa vista única! Nesse terraço está localizado um renomado restaurante com a típica comida turca, chamado Konyali, caso você coincida estar no Palácio na hora do almoço!

Publicidade