Quem não gosta de cílios bem longos e cheios, não é mesmo? Para quem não sabe, além de ressaltar o olhar, a principal função dos nossos amados fios é proteger os olhos como uma barreira contra partículas de poeira e microrganismos, por isso, cuidar deles é extremamente importante.
Assim como os cabelos, os cílios crescem de maneira cíclica. Porém, existem anomalias que podem afetar o ciclo e fazer com que eles caiam, afinem ou percam a coloração. Segundo o pesquisador em Cosmetologia Lucas Portilho, a madarose, por exemplo, é uma das mais comuns.
“Outra anomalia que afeta os cílios de grande parte das pessoas é a poliose, onde a perda da melanina ciliar leva à descoloração e ao embranquecimento dos fios. Existem até mesmo anomalias que chegam a alterar a orientação do crescimento dos fios, como é o caso da triquíase, na qual os cílios perdem o direcionamento normal e tendem a tocar a superfície ocular”, completa.
Contudo, já existem modos de tratar e reverter estas doenças, como o uso de máscaras e delineadores formulados com ativos que auxiliam no fortalecimento dos fios, como a Latanoprosta e o Capixyl, complexos ativos criados para prevenir a queda capilar e estimular o folículo piloso.
Além disso, existem cuidados básicos que você pode ter em casa para prevenir essas doenças, confira:
1 – Verifique a data de validade das makes e nunca aplique produtos vencidos na região dos olhos;
2 – Sempre retire a maquiagem com demaquilante, especialmente antes de dormir, e higienize bem os cílios;
3 – Hidrate a área com produtos próprios;
4 – Mantenha o curvex sempre limpo e evite usá-lo rente aos fios;
5 – Não esfregue os olhos bruscamente, trate-os com delicadeza.
O importante é sempre ficar atenta em quedas anormais e mudanças de cor. Caso aconteça, procure um dermatologista antes de utilizar qualquer medicamento.