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O bom funcionamento do sistema digestivo é fundamental para manter o equilíbrio da saúde e bem-estar. A nutricionista Cintya Bassi explica que a má digestão, além de causar dores e desconforto, afeta também o humor, o que pode atrapalhar as tarefas do dia a dia, por exemplo. Para evitar, a especialista aponta sete alimentos que contribuem para uma boa digestão. Confira quais são eles e conheça suas vantagens:

Cereais Integrais

São ricos em fibras e outros nutrientes que facilitam o trânsito intestinal. Além disso, a especialista conta que os cereais integrais protegem contra alguns tipos de câncer, como o colorretal.

Gengibre

Esse tubérculo possui alto teor de óleos essenciais, além de seus princípios picantes, que ajudam no tratamento da dispepsia (desconforto digestivo), náuseas e vômitos.

Frutas Vermelhas

Morangos, amoras, cerejas e demais frutinhas vermelhas são ricas em antioxidantes, ajudam a manter a saúde das células e protegem o corpo contra o surgimento de câncer de fígado e intestino, além de ter forte ação anti-inflamatória.

Abacaxi

Não é à toa que algumas churrascarias oferecem fatias de abacaxi ao final das refeições. Essa fruta apresenta uma enzima digestiva natural que tem ação, principalmente, no estômago. Facilita a digestão e auxilia na quebra de nutrientes, como proteínas e gorduras, gerando melhor absorção e metabolização.

Mamão

O mamão é muito bom para pessoas que sofrem com constipação, pois suas propriedades laxativas ajudam a melhorar o funcionamento do intestino.

Iogurtes

Ricos em proteínas, carboidratos e bactérias benéficas, que favorecem uma colonização saudável da flora intestinal e eliminam bactérias nocivas, o que reduz gases, infecções intestinais, e outros males.

Azeite

“O óleo vegetal mais saudável”, conforme aponta a especialista, é capaz de melhorar a secreção biliar, facilitando a digestão e atuando positivamente em órgãos como pâncreas e vesícula.

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