Por Raquel Guimarães
Verão para nós, inverno para vocês. Daqui da Terrinha, temos uma vista privilegiada de tudo que desponta pela Europa. Os desfiles, grandes vitrine de tendências de moda, inspiram os fashionistas e lojas de departamento. Agora, já em período de saldos, vale a pensa aproveitar aquilo que despontou na estação. Em Portugal, vemos muito disso nas ruas! Siga comigo.
Monocromático em tons pastel
Os looks mais cobiçados são os fatos femininos (blazer e calça), em que o resultado assume um ar bossy quando coordenado com um sapato clássico e um tom mais fresco e jovem quando aliado a sapatos baixos.
Trench coats transparentes
Em plástico ou shantung de seda, os trenchs são a finalização mais fashion até hoje. Os mais plastificados apresentados pela Chanel, no Grand Palais, deram o mote a tantas outras marcas que, por questões ambientais ou simplesmente fashion statements, lhes deram vida.
Sportwear “every wear”
Repescadas dos anos 80, as vibes parecem todas esbarrar em modelos/cortes ou detalhes (riscas) esportivos que ganham força quando apresentados ao lado de peças mais formais. O mix de estilos demonstra uma forma de estar alinhada com as tendências. Não é, por isso, muito difícil ver-se um fato ou vestido clássico aliado a uns “dad trainers” ou “ugly sneackers”. Foram os tênis de sola grossa e futurista ou sneakers nerds de Nicholas Ghesquière para a Louis Vuitton (esgotadíssimos e para os quais existe uma lista de espera de meses) que realmente atraíram a multidão durante o final da Paris Fashion Week. Os Balenciaga fazem, igualmente, parte desta lista dos queridinhos. Esta é, com toda a certeza, uma tendência muito polêmica e que custa agradar estilos mais céticos.
Bumbag ou Beltbag
Mais uma repescagem dos anos 80. O que, antes, era visto como uma peça pouco fashion, esta estação posicionou-se no pódio das peças incontornáveis.
Cestas em madeira ou Vime
Não há look campestre, boho ou romântico (com riscas) que não traga esta convidada especial a acompanhar o outfit!
Logomania
Gigantes, em todas as peças Fendi! Gucci! Balmain! Versace! Balenciaga! são os logos que mais têm direcionado o olhar dos mais desatentos para as peças cujo lettering grita: “Atenção, grande marca a ser usada”. Estão de volta as letras garrafais dos anos 90.
Padrões florais vintage
Ao bom estilo donas de casa dos anos 40 e 50 os vestidos florais são um best seller infalível que as marcas mais experientes não hesitaram em reinventar dentro de sua estética individual. O resultado pode ser mais romântico ou mais boêmio de acordo com o sapato.
Ombros balão
As silhuetas vão, mais uma vez, bater nas cinturas franzidas, pernas longas e ombros balão dos anos 80, cuja principal musa é Diana, Princesa de Gales.
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