São Paulo Fashion Week terá desfiles presenciais e digitais na próxima edição

A experiência bem-sucedida do online se une agora ao presencial, em um novo formato para a edição de novembro

0
805
Modem - SPFW N46 OUT/2018 foto: Rafael Chacon / Fotosite
Depois de dois anos, o SPFW – apresentado pelo Santander, o Banco da Moda – volta a realizar desfiles presenciais. Após duas edições 100% digitais, a próxima será híbrida. O evento será realizado de 17 a 20 de novembro no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Em 21 de novembro, a apresentação de encerramento caberá à estilista Lenny Niemeyer, e será feita na cúpula do Caminho Niemeyer, em Niterói, em comemoração especial aos 30 anos da marca. Todas as apresentações, incluindo fashion filmes, serão transmitidas pelas redes do SPFW.

Serão 48 desfiles, e destes, 23 digitais. O retorno ao presencial será feito de acordo com todos os cuidados e protocolos exigidos, dentro das necessidades do momento que vivemos. Sete marcas estrearão: Bispo dos Anjos, Bold Strap, Corcel, Depedro, Fauve, Mninis e Von Trapp.

Sempre pioneiro, muito além da moda, com projetos inclusivos, sustentáveis e culturais, o SPFW ganhou novo formato em 2021, com o Festival SPFW+ Regeneração fortalecendo o trabalho de fomento realizados em todos estes anos, agora com uma agenda de atividades ao longo de todo o ano. A partir de quatro Encontros Criativos e seis Mentorias, foram selecionados 49 núcleos criativos por todo o país, procurando trazer uma nova inteligência aplicada a um empreendedorismo do século XXI.

Com a proposição de novos processos criativos e econômicos, novas conexões e desdobrando conceitos, o festival criou ecossistemas que fortalecem redes, aproximam iniciativas que encontram sinergias e oportunidades de colaboração e ampliação de atuação, além de novas formas de se operar em rede gerando uma economia afetiva e circular.

Desfile Cavalera / Foto: Getty Images
Esta edição, com grande número de desfiles, reflete também uma melhora no varejo de moda, com avanço da vacinação. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), houve uma retomada neste ano em relação a 2020, mas ainda inferior ao consumo de 2019.

ENCONTROS CRIATIVOS

O Festival SPFW+ Regeneração promoveu quatro encontros criativos entre estilistas e convidados para discutirem e repensarem a partir dos seguintes temas: consciência, alimento, coletividade e racialidade:

Fernanda Yamamoto + Comunidade Yama: estilista e integrantes da comunidade Yama, uma comunidade autônoma de japoneses criada quase 100 anos atrás, no interior de São Paulo, falaram sobre os desafios de se reinventar e criar um novo mundo a partir da ancestralidade e de valores coletivos compartilhados.

Ronaldo Fraga + Neka Menna Barreto: o estilista e a chef conversaram sobre os sentidos da roupa e da comida como alimentos de desejo.

Luiz Cláudio + Iza: O lugar de invisibilidade e o lugar de potência das pessoas negras foram o ponto de partida da conversa entre o estilista e a cantora. Quais as lentes que orientam nossa visão de mundo? Qual a linha que separa o mundo binário de um mundo diverso?

Oskar Metsavaht + Sidarta Ribeiro: o caminho de expansão da consciência e da incorporação de novas ideias serão os assuntos do encontro entre o neurocientista e o estilista e artista multimídia, marcado para o próximo dia 28 de outubro.

MENTORIAS

A partir de inscrições abertas em seu site, o Festival SPFW+ Regeneração selecionou 49 núcleos criativos diversos e sustentáveis em todo o país. Foi uma jornada imersiva de mais de dois meses com mentorias e encontros exclusivos, idealizados e coordenados por Lala Deheinzelin e Graça Cabral, com a metodologia Fluxonomia 4D, que combina estudos de futuro com novas economias (criativa, compartilhada, colaborativa e multimoedas).

MODA EMPREENDEDORA

Desfile Modem – SPFW N46 / Foto: Rafael Chacon / Fotosite
Quatro destaques participam das conversas virtuais do Moda Empreendedora, para compartilhar e gerar aprendizados e conhecimentos na cadeia criativa em torno de temas como empreendedorismo, gestão de negócios, diversidade, protagonismo feminino e sustentabilidade. Serão Alexandre Birman ( CEO da Arezzo & CO) no dia 16/11, Oskar Metsavaht ( diretor de criação e estilo da Osklen, artista plástico, embaixador da Unesco para Sustentabilidade), no dia 17/11 – a confirmar a data, Daniel Castanho (presidente do Conselho de Administração, e fundador da Ânima Educação) dia 18/11, Luiza Helena Trajano ( presidente do Conselho do Magazine Luiza e presidente do Grupo Mulheres do Brasil) em 19/11, Danielle Almeida ( cantora, mestranda em Ciências da Educação pela Universidade de Monterrey como bolsista da Organização dos Estados Americanos) dia 20/11- a confirmar a data. Todas conversas serão transmitidas pelas mídias do SPFW.

A edição N52 é apresentada pelo Ministério do Turismo e Santander, através da Lei Federal de incentivo à Cultura, e patrocinada por Electrolux, Marisa, Iguatemi e Sou de Algodão, parceria institucional Prefeitura Municipal de São Paulo, realização IMM, INMOD, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Durante o evento, todo o conteúdo estará disponível nos canais do #SPFW