Seguindo seu processo de internacionalização, o Grupo SOMA inaugura, no início de maio, mais um espaço corporativo na China, em Xangai, dedicado às áreas de Abastecimento e Qualidade. Hoje o SOMA conta com 16% de produtos importados no seu mix e atesta a importância da proximidade da cadeia de fornecimento asiática. Com o novo escritório, a Companhia consegue buscar novas tecnologias, maquinário e inovações aplicadas à moda, assim como garantir e acompanhar de perto as entregas e a qualidade dos produtos comprados.
Vale destacar que a produção do Grupo segue sendo majoritariamente nacional, representando 84% da cadeia em 2023. No entanto, a expansão da cadeia de fornecedores internacionalmente acompanha o potencial crescimento global do Grupo e a busca por qualidade na confecção e acabamento de peças sofisticadas e de alta complexidade.
“Este escritório reunirá os times de SOMA, Hering e FARM Global, atendendo assim, a todas as marcas do Grupo. Este movimento potencializa a nossa entrega e ajuda a garantir que nossa produção de importados siga os mesmos valores e premissas que adotamos no Brasil. Queremos identificar também a vocação de diferentes regiões da Ásia e fazer uma curadoria de trabalhos especiais para inspirar nossas equipes de estilo. Além de ser um marco, claro, no nosso processo de expansão global”, comenta Gustavo Fonseca, Diretor Executivo de Operações do Grupo SOMA sobre o novo escritório na China.
O escritório, que abrigará mais de 20 colaboradores, tem aproximadamente 63m² e fica em um coworking – ambiente de trabalho compartilhado por pessoas e empresas –, e tem ainda à disposição salas de reuniões, cafeteria, refeitório e áreas externas. Localizado no Jing’an District, uma região central da cidade com ruas charmosas e arborizadas, repletas de construções com características Art deco, o espaço fica em frente a um dos mais novos hubs criativos da região, repletos de ateliers de moda, brechós, bares e restaurantes.
Expansão internacional
O Grupo SOMA tem aumentado sua presença nos mais diversos continentes, especialmente por meio da FARM Global, que conta hoje com mais de 800 pontos de venda no exterior – 200 grandes redes e 600 boutiques -, estando presente nos Estados Unidos, na França, na Itália, na Inglaterra, na Alemanha, na Bélgica, na Espanha, no Reino Unido e na Suíça. São quatro lojas próprias (NYC, Miami, Los Angeles e Londres).
O Grupo SOMA conta também com três centros de distribuição responsáveis pela distribuição internacional dos produtos nos Estados Unidos (em Nova Jersey), América Central (México), e Europa (Swindon, UK, e Belsele, na Bélgica).