Embalagem é o principal sinal de sustentabilidade de uma marca para a maioria dos consumidores

8 de maio de 2024

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By: Redação

Quando se trata do primeiro contato de um consumidor com uma marca, o cuidado com as primeiras impressões e conexão são fundamentais. A embalagem, muitas vezes, é o principal fator observado pelos clientes, sobretudo em relação a seu material e possíveis desperdícios. De acordo com a pesquisa realizada pela empresa Smurfit Kappa, dentre 1.000 consumidores brasileiros entrevistados, 60% afirma que o uso de materiais recicláveis nas embalagens de produtos é um fator decisivo para a sua compra e imagem de preocupação de sustentabilidade da marca.

Devido a dificuldade de rastrear as matérias-primas de produção de muitas marcas, aos consumidores, resta o conhecimento sobre a embalagem, que se tornou uma forma mais fácil de identificarem o nível de sustentabilidade de uma marca. Além disso, chama-se a atenção para o desperdício, como o uso excessivo de materiais como: enfeites, plásticos e papéis, que não possuem um objetivo além de estético.

Quando o assunto é moda, a preocupação com o lado estético é ainda maior. Porém, há a possibilidade de proporcionar designs inovadores sem o uso de materiais adicionais, contando apenas com os recursos de uma sacola de papel.

A sua reciclagem, ainda é um dos fatores que mais impactam a percepção do público, que determinam se o material de embalagens é biodegradável, se é destinado a reciclagem corretamente ou se é feito através de papel reciclado. A fundadora da empresa Valorize Embalagens Campinas, Telma Freitas, ainda chama a atenção para uma falsa impressão de sustentabilidade, que é atribuída apenas às sacolas de papel pardo: “As sacolas de papel feitas aqui são todas destinadas à reciclagem. O público costuma associar as embalagens de papel pardo a estes fatores, sendo que, na realidade, qualquer sacola de papel, independente do acabamento ou design, é destinada a reciclagem”, salienta.

Fotos: Valorize Embalagens.

A empresa que atua em Campinas há mais de 30 anos tem como seu principal foco o desenvolvimento de sacolas de papel para marcas de moda, que prezam por sua estética, mas, também pelo seu descarte correto e sustentabilidade.

Mas, afinal, como posso implementar embalagens sustentáveis na minha loja?

Há anos temos visto iniciativas de lojas com o lançamento de novas coleções feitas através de materiais reaproveitados. Porém, iniciativas com as embalagens também passaram a ser levantadas por grandes marcas do varejo brasileiro.

Um dos grandes exemplos é a marca Sephora, que está presente no Brasil há mais de 10 anos e possui embalagens de papel com a identidade da marca. Além disso, pode-se citar inciativas como a da Renner, que anteriormente utilizava sacolas plásticas para embalar suas peças e nos últimos anos optou pelo uso de sacos de papel.

Além de outras marcas que possuem iniciativas ainda mais abrangentes quanto ao assunto. Sobre isso, Telma completa: “Às vezes, não é possível implementar todas as iniciativas possíveis para uma marca se tornar mais sustentável. Porém, o uso de uma embalagem reciclável, já é um passo para ajudar o meio ambiente e mostrar a preocupação de sua marca com o assunto”.

*Acesse o Instagram @valorize.embalagens para mais informações e comece uma jornada mais sustentável para a sua marca

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