HOF: Mitos X Verdades sobre a Lipo de Papada

20 de junho de 2024

#Beleza

By: Redação

Um dos procedimentos mais populares da Harmonização Orofacial, chamada popularmente de HOF, é a lipo de papada, que reduz o tamanho da gordura localizada entre o queixo e o pescoço, chamada popularmente de “papada”. Dra. Márcia Cordêiro, dentista e especialista na área de Harmonização Orofacial, explica que há duas formas de se realizar o procedimento, de forma enzimática, em que uma enzima é aplicada a região para realizar a quebra da gordura, ou mecânica, através de aparelhos médicos que sugam a gordura local. A médica também explica que, para cada procedimento, há uma indicação, e por isso, é importante a pesquisa do paciente para chegar com maior clareza ao consultório com o profissional.

Por isso, a Z Magazine entrevistou a especialista Dra. Márcia Cordêiro que atende em diversas clínicas na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro, para esclarecer os principais mitos e verdades disseminados sobre este procedimento.

A lipo mecânica de papada é um procedimento muito invasivo

MITO. “A lipoaspiração mecânica nada mais é do que a sucção de gordura abaixo do queixo, acima do músculo do pescoço e por debaixo da pele. Por mais que o conceito de uma lipoaspiração pareça agressivo, ela é um procedimento classificado como ‘minimamente invasivo’, porque só pode ser realizada em consultórios e possui uma abordagem mais próxima da cirúrgica. Muitas pessoas se assustam por estas duas palavrinhas (‘minimamente invasivo’), mas isso não deve ser motivo de preocupação, já que um bom profissional realizará o procedimento em local adequado e também com o uso de anestesias, que podem ser locais ou sedativas, fatores que contribuem para uma boa cicatrização e experiência do paciente durante a realização do procedimento. As lipos que estamos acostumados a ver são as feitas no corpo, mas, devemos lembrar que o processo no rosto é sempre mais cuidadoso e os aparelhos também são diferentes. Tudo é calculado da forma correta para não oferecer riscos ao paciente!”, explica a médica.

A recuperação de uma lipo de papada é rápida

VERDADE. “Independente do método realizado para a lipo (enzimático ou mecânico) a recuperação tende a ser de poucos dias de repouso. Caso o paciente siga as recomendações passadas pelo profissional sobre a recuperação, é possível que dentro de uma semana ele já esteja executando atividades diárias que não exijam esforço físico”, reforça a doutora.

A lipo de papada (tanto enzimática como mecânica) só é indicada para pessoas obesas

MITO. “Os procedimentos de redução da papada são para melhorar o contorno facial! Isso independe de gorduras corporais, já que, a papada ou qualquer gordura facial pode ser decorrente de alguma condição genética e não ter nenhuma relação com o físico do corpo. Claro que este procedimento pode ajudar pessoas com sobrepeso e que desejam melhorar o contorno da face, mas, não necessariamente estas duas condições andam lado a lado, cabe a sensibilidade do profissional e o desejo dos pacientes para definir a necessidade deste procedimento”, diz Dra. Márcia Cordêiro.

A lipo de papada não é definitiva

MITO. “Uma coisa que sempre reforço aos meus pacientes é de que a lipo é um procedimento para ‘remediar’ aquilo que está aparente e que eles devem cuidar mesmo depois do pós operatório. O ganho de gordura pode acontecer mesmo depois de uma lipo, seja pelo estilo de vida do paciente ou condições genéticas. Até porque, na lipo mecânica, é retirado o excesso de gordura aparente no momento e, na enzimática, as enzimas não se mantém ativas queimando a gordura local de forma permanente. Por isso, como profissionais, é sempre importante sermos transparentes com os nossos pacientes, pois é perfeitamente possível realizar o procedimento mais de uma vez, caso a gordura local tenha voltado. Mas, é importante que o paciente saiba disso e também tenha acesso, através do profissional, a formas de manter o resultado em casa, seja por massagens faciais ou hábitos alimentares.”, conta Dra. Márcia.

A lipo de papada deixa o rosto flácido

MITO. “Quando indicada e feita de forma correta a lipo de papada não deixa o rosto flácido! Um bom profissional deve reconhecer em que casos as lipos são indicadas e como a estrutura facial de cada paciente vai se adaptar a isso. Além disso, deve-se analisar quais outros procedimentos podem ser associados à lipo, já que, cada todas as decisões tomadas sobre aplicações na face devem ter uma harmonia entre si. Este foi o caso recente da empreendedora Boca Rosa, que se queixou em seus stories de um rosto muito “chupado”. Muitos disseram que era culpa de uma bichectomia, mas, ali, haviam outros procedimentos em jogo, como o preenchimento excessivo do malar e das maçãs do rosto que não harmonizaram bem com sua bichectomia. Tudo é uma questão de harmonia e indicação, se estes fatores não forem levados a sério, as coisas podem sim desandar!”, ressalta a profissional.

A lipo de papada é um procedimento seguro

VERDADE “Como já ressaltei anteriormente, a escolha de um bom profissional é o que determina todos estes fatores. Se realizada em consultórios, com os aparelhos corretos e equipe formada, a lipo de papada seguramente será um procedimento seguro. Nós, como profissionais da saúde especializados na estética da face, temos mais de uma preocupação: além de realizar procedimentos que tragam resultados satisfatórios esteticamente para o paciente, temos que prezar sempre pela segurança de cada um deles”, finaliza Dra. Marcia Cordêiro.

Tem mais alguma dúvida sobre este e outros temas da Harmonização Orofacial? Acesse o perfil da Dra. Marcia Cordêiro no Instagram e conheça mais sobre a área antes de realizar seus procedimentos.

SIGA-NOS EM NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS

TAGS:

beauty

Compartilhar:

Bem vindo a revista Z Magazine!