Semana de Alta-Costura: As principais tendências dos desfiles

28 de junho de 2024

#Desfiles

By: Redação

A Semana de Alta-Costura aconteceu nestes últimos dias em Paris com uma programação de desfiles de suas maisons chanceladas. Não é novidade que as tendências de looks nas passarelas também influenciam o que vestimos no dia a dia ou o que as marcas lançam em suas coleções.

Hoje, a Z Magazine separou as principais tendências desta edição da Semana de Alta-Costura para apostar nas próximas temporadas de 2024/2025.

Tecidos com transparência – Giambattista Valli

Apesar de ser conhecida por suas silhuetas ousadas, Giambattista Valli ousou nesta temporada da Semana de Alta-Costura com o uso de tecidos mais fluidos e com transparência.

Além do véu cobrindo o rosto das noivas, a marca optou por utilizar o tecido nas saias, que conferem um brilho sofisticado e, ao mesmo tempo, transparência com um toque sensual.

A mistura de brilho com transparência tem tudo para bombar em 2024, sobretudo no segmento festa.

Ombros em destaque – Schiaparelli

O destaque nos looks deste ano foram os ombros. Seja por estarem a mostra, ou por serem o centro das atenções com detalhes, volumes e materiais exóticos, como foi o caso de Schiparelli.

As ombreiras ficaram ainda mais ousadas com brilhos, penas e aplicações metálicas, criando uma silhueta mais ousada e dramática.

Na moda prêt-a-porter é possível que esta tendência se repita, com peças mais casuais.

Assimetria – Thom Browne

A assimetria é uma tendência que tem crescido nos últimos anos. Mas, se tem uma coisa que a Semana de Alta-Costura faz com maestria com as tendências é inovar com mais ousadia.

Este foi o caso do desfile de Thom Browne, que usou diferentes tecidos e texturas para construir looks assimétricos. Desde as mangas até a mistura irregular de cores, com peças que muitas vezes parecem ter sido feitas com “retalhos”.

Essa tendência ousada deve aparecer em peso, sobretudo na técnica de “patchwork” em composições para 2024.

Olimpíadas – Dior

E por último, mas não menos importante, uma das referências mais atuais trazidas pela Semana de Alta-Costura e que mostra que a moda está conectada a muitos outros segmentos e ao momento da sociedade: as Olimpíadas.

A Dior foi uma marca que trouxe essas referências de forma sútil, mas que conectam as raízes históricas do evento esportivo às atuais tendências. As inspirações em mantos gregos foram incontáveis e são uma opção bacana para as que desejam curtir os jogos sem a necessidade de usar looks esportivos ou camisetas representando os países. É uma forma elegante e versátil de torcer e adaptar a composição para o dia a dia!

SIGA-NOS EM NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS

TAGS:

alta-costura

Compartilhar:

Bem vindo a revista Z Magazine!