27 anos sem Lady Di: o legado da princesa na moda

30 de agosto de 2024

#Destaque

By: Redação

No dia 31 de agosto de 1997, o mundo perdia uma das mais admiradas figuras da realeza inglesa: Princesa Diana. Dentre tantas atitudes de humildade, humanidade e caridade, Lady Di se destacou também por seu estilo único, que desafiava alguns padrões e permitia que a princesa se expressasse por meio das roupas. Por isso, em homenagem a esta grande figura, a Z Magazine faz uma retrospectiva das maiores contribuições de Princesa Diana para a moda.

Seu vestido de casamento

Foto: Pinterest.

Lady Di já começou inspirando as fashionistas com sua moda em seu vestido de casamento. Logo no início da década de 80, Princesa Diana ousou com um vestido com laços, mangas bufantes, babados no decote e uma saia volumosa. Essas características, apesar de parecerem distantes na moda noiva de hoje, fizeram sucesso durante a década de 80, que foi marcada como a época das ousadias na moda. Lady Di foi uma das precursoras desse movimento e inspirou outros vestidos de noiva que se adaptaram às tendências exuberantes da época.

Lady Dior

Uma das peças mais marcantes do estilo de Princesa Diana é a sua bolsa Dior que foi renomeada como Lady Dior em sua homenagem, após o favoritismo da princesa pelo modelo. Dentre looks clássicos até os mais despojados, a bolsa acompanhou muitas fases da princesa, sendo um modelo versátil que amarrou os estilos de suas diferentes trajetórias.

Revenge dress

Foto: Pinterest.

Sem dúvidas, o look mais relembrado de Lady Di e que foi apelidado pela moda como “Revenge Dress”, fazendo alusão ao contexto em que foi usado, quando a princesa apareceu publicamente pela primeira vez após notícias de uma traição em seu casamento. Um modelo clássico em preto e com o detalhe de uma cauda uniu o simples a um diferencial, o que chamou a atenção de fashionistas na época e serve de inspirações para vestidos até hoje. Com um design atemporal, Lady Di também combinou o vestido com meias e um colar que contribuiu para que a premissa “menos é mais” fosse valorizada. Sem dúvidas, um marco da moda que revolucionou os vestidos a partir da década de 90!

Estilo sporty

Uma das fases mais marcantes de Princesa Diana foi quando ela adotou o estilo sporty, desafiando todos os padrões de formalidade, considerando que após sua separação, ela ainda seria considerada um membro da realeza. A combinação de moletons oversized e tênis esportivos com shorts de lycra e bolsas mais clássicas traziam o balanço entre o estilo elegante e esportivo, construindo uma nova estética que muitas gerações futuras de fashionistas, inclusive a geração Z, começaram a se inspirar.

Moda unissex

Um outro legado de Princesa Diana foi as suas composições unissex, que traziam peças masculinas misturadas a silhuetas femininas. Uma peça clássica da moda popularizada por Lady Di foi o blazer, que após os modelos mais acinturados e com ombreiras populares entre as mulheres dos anos 80, ganhou uma nova forma, com o uso de blazers masculinos para composições fashionistas.

O Top 1 da Z: A corrida de Princesa Diana no Dia das mães

Foto: Pinterest.

Esta lista não poderia terminar de outra forma! Um dos momentos mais marcantes da Princesa foi o campeonato promovido pela escola de Príncipe Harry em que as mães deveriam finalizar o dia de competições com uma corrida. Mas, o que torna este momento tão ilustre foi justamente a moda que a Lady estava usando, já que os protocolos da monarquia inglesa não permitiam que mulheres corressem usando saias ou vestidos, pois uma maior exposição de pele não era bem vista – inclusive de forma geral em mulheres da década. Porém, Princesa Diana, em meio a outras mães usando calças, quis mostrar o amor ao seu filho e não deixou de competir: correndo de saia e conquistando segundo lugar na corrida do Dia das Mães da turma. A partir desse momento, as mulheres, inspiradas pela Princesa, se permitiram se vestir com maior liberdade, se sentindo mais seguras ao usar saias e outras peças da moda de sua preferência, sem deixar de viver grandes momentos.

Todos esses acontecimentos fazem jus ao legado que Lady Di deixa a todos, que mostram que sua personalidade não só serviu de inspiração, mas elevou a moda para o patamar de destaque que ela merece!

SIGA-NOS EM NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS

TAGS:

Compartilhar:

Bem vindo a revista Z Magazine!