Beetlejuice: Um clássico do cinema reinventado pela moda

3 de setembro de 2024

#Cultura

By: Redação

Beetlejuice (ou Os Fantasmas se Divertem) é um filme estadunidense de 1988, que mistura comédia, terror e fantasia, dirigido por Tim Burton., que fez grande sucesso dos anos 80/90, e conquistou o público não só por sua história, mas também por suas referências, que une o dramático à fantasia. E, recentemente, seus fãs foram surpreendidos com a notícia de que o filme teria uma sequência gravada mais de 3 décadas depois e com um novo elenco, que reunia atores da versão original com jovens talentos de Hollywood. Mas, o que tem chamado a atenção de amantes da franquia é a moda por trás da divulgação deste novo longa, que possui uma forte identidade visual reforçada pelo seu figurino.

Confira a lista da Z que conta as principais adaptações de looks do antigo filme em novas composições da sequência!

Sobre o primeiro filme

Foto: Pinterest.

Produzido no fim da década de 80, o filme Beetlejuice conta com diversas referências de moda da época, sobretudo do movimento punk. Desde as listras P&B do protagonista, até os vestidos excêntricos da menina Lydia, que possui um estilo alternativo na trama, o figurino busca ressaltar a moda de movimentos alternativos da época.

A figurinista Aggie Guerard Rodgers se inspirou pela atmosfera dos filmes do diretor, mas trouxe também inspirações da estética punk da década de 80, que estilistas como Vivienne Westwood trouxeram destaque incorporando-a com outros conhecimentos da moda.

O novo filme

Foto: Pinterest.

Apesar de inspirado pelo original, a sequência traz algumas inovações no quesito moda. A trama pretende acompanhar a personagem Lydia, que no primeiro filme, simpatizava com os fantasmas. Neste novo longa, a personagem, já adulta, se muda para a casa em que se passaram os eventos do primeiro filme com sua família. Assim, ela e sua filha, que será interpretada por Jenna Ortega, passarão a conviver novamente com os fantasmas, incluindo Beetlejuice, que dá o nome aos filmes.

Apesar do público ainda não ter muitas informações sobre o figurino e detalhes da sequência de Beetlejuice, a moda está muito presente em suas ações de divulgação. Vale um destaque para a atriz Jenna Ortega, que incorporou as nuances do filme em seus figurinos, seja com referências diretas A roupas usadas no filme original e seus personagens, ou com detalhes mais discretos, que carregam a estética punk com um ar mais moderno.

As listras de Beetlejuice

Um dos figurinos mais icônicos da história do cinema! Ao que tudo indica, em sua sequência, Beetlejuice estará vestindo o seu clássico conjunto de listras e Jenna Ortega já se garantiu em seus looks de divulgação. O stylist da atriz, Enrique Melendez, usou de diversas formas as listras nos últimos looks da atriz, seja de forma mais óbvia, como no caso do blazer em preto e branco, ou com a risca de giz e outras modelagens.

A sequência final

Ainda fazendo uma referência ao protagonista, este look usado Jenna e assinado pela grife Lurline possui dorso feito de um couro rígido que, em meio às ranhuras do tecido, mostra silhuetas de rostos cadavéricos como o de Beetlejuice no final do primeiro filme, em que é transformado em uma cobra.

Lydia e seus looks góticos

Um dos looks mais nostálgicos utilizados pela atriz mirim foi a releitura da roupa de Lydia, personagem de Winona Rider, que é apresentada no primeiro filme com uma saia xadrez, camisa branca e cardigan preto. Mas, o que mais chama a atenção é a releitura do livro “Handbook for the recently deceased”, traduzido para Livro para os Recente Falecidos, que é introduzido no primeiro filme e foi transformado em uma bolsa para a roupa de Jenna Ortega. O conjunto foi assinado pelo estilista Thom Browne e fez sucesso nas apresentações do filme à imprensa.

A casa dos fantasmas

Talvez um dos looks mais comentados da atriz na divulgação do filme. O vestido, assinado por Harris Reed, reúne tons de azul petróleo com preto, que refletem a identidade do filme e seu tom mais dramático e gótico. Já a bolsa, foi o centro das atenções! Feita pela grife Ozias com exclusividade para Jenna Ortega, ela é uma réplica da casa usada como cenário no primeiro filme.

O vestido de casamento de Lydia

E para finalizar a lista, o look mais recente de Jenna Ortega no Festival de Filmes de Veneza. Com um vestido Dior, a atriz referenciou o vestido de casamento utilizado por Lydia, personagem de Winona Rider, no primeiro filme, que marca um dos momentos mais icônicos do longa metragem. Nesta ocasião, a grife usou o vermelho como cor principal do look, mas diferenciou o tule, trazendo elementos mais modernos e discretos para a composição – assim como os figurinos desta sequência devem ser.

O elenco também incorporou detalhes estilísticos do filme e sua pegada mais dramática em seus figurinos, mas, sem dúvidas, a obra trará ainda mais inspirações para os amantes de cinema e da moda.

Os impactos de um figurino para uma obra são muitos, sendo um personagem importante nas histórias do cinema e também uma inspiração para a moda nas ruas!

Anúncio

SIGA-NOS EM NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS

TAGS:

Compartilhar:

Bem vindo a revista Z Magazine!