Neste mês de janeiro, gerações se encontraram em luto com o anúncio do fim do canal televisivo da Disney no Brasil. A decisão que já foi implementada na Espanha se torna uma realidade no Brasil a partir do dia 28 de Fevereiro e terá como última exibição, o episódio final da série Hannah Montana em que as protagonistas de despedem em rumo à faculdade. A notícia, apesar de lógica em termos financeiros e com o sucesso da plataforma de streaming Disney+, foi um grande choque para os fãs da emissora, principalmente aqueles que assistiam à programação da emissora como parte de sua rotina ao voltar da escola, por exemplo. Mas, não é apenas nos fãs de seus programas que a Disney deixará saudade, mas também pelos amantes de moda, já que a empresa criou grandes tendências e até mesmo popularizou ícones fashionistas como Selena Gomez.
Desde os anos 90, a Disney Channel se tornou um celeiro de tendências que refletiam e moldavam o estilo de várias gerações. Em comemoração ao legado deixado pela emissora, que terá agora apenas a sua plataforma de streaming, a Z faz uma retrospectiva das grandes influências da Disney na moda:
Anos 90 – 2000: O auge das estrelas adolescentes
Os primeiros programas icônicos lembrados por seus telespectadores foram ao ar nos anos 90-2000, como: “Lizzie McGuire”, “Hannah Montana”, “As Visões da Raven”. Além de impactar gerações com suas histórias, esses programas também moldaram a personalidade e estilo de muitos jovens que acompanhavam seus ícones na tela da televisão.
Em “Lizzie McGuire”, por exemplo, o estilo colorido e descontraído da protagonista influenciou a moda jovem da época. Os looks incluíam jeans de cintura baixa, blusas curtas e acessórios chamativos, como tiaras e bolsas decoradas. A série popularizou uma estética despretensiosa e acessível que era replicada em lojas de fast fashion e também por crianças, já que, Hillary Duff, como a atriz principal, se tornou um ícone fashionista em sua adolescência.
Já em “As Visões da Raven”, o programa trouxe um toque criativo à moda, com Raven frequentemente usando looks personalizados e peças inspiradas no streetwear e no design afro-americano. O programa foi um marco para a inclusão na moda jovem e um incentivo à experimentação estilística.
E “Hannah Montana”, protagonizado pela icônica Miley Cyrus, mostrava a personagem dupla de Miley Stewart e Hannah Montana, o que servia como duas inspirações de estilo para os jovens. A série capturou a dicotomia entre o estilo casual (jeans skinny e camisetas estampadas) e o glamouroso (brilhos, botas e jaquetas de couro), inspirando linhas de moda adolescente e um estilo pop, que continua marcando a música e as gerações atuais.
A década de 2010: Estrelas que se tornaram ícones globais
Já na década seguinte, programas e artistas como “High School Musical”, “Camp Rock”, Selena Gomez e Zendaya marcaram a história de muitos fãs da Disney. Além de uma renovação em seu público, a década também trouxe o advento das redes sociais e tecnologias, que influenciavam as tendências vistas em personagens e contribuíam para a sua rápida disseminação. Os ícones fashionistas também passaram a ser mais acessíveis, com perfis em redes sociais seguidos por milhões de fãs que agora poderiam acompanhar sua moda para além das telas da televisão.
Em “High School Musical” os uniformes estilizados e o estilo casual-chic dos personagens influenciaram as tendências entre adolescentes e principalmente trouxeram inspirações para roupas associadas a uniformes de instituições de ensino. Vanessa Hudgens, por exemplo, tornou-se um ícone do boho-chic, estilo que ela continuou a popularizar após a série.
Além de Vanessa, Ashley Tisdale também deu o que falar nos tapetes vermelhos de Disney. Com misturas ousadas de jeans, vestidos, sobreposições e inúmeros acessórios extravagantes, a atriz era considerada um ícone fashion na época com uma moda bastante única. Até hoje, a atriz é lembrada por esses momentos que se tornaram até memes nas redes sociais devido à sua extravagância.
A trilogia de filmes “Camp Rock” também trouxe um importante nome em ascensão: Demi Lovato. Hoje, completamente afastada da atuação devido à polêmicas de bastidores, a artista segue carreira na música, e é um símbolo da moda punk e rock para as gerações atuais. Os filmes trouxeram uma nova visão da moda adolescente, associada principalmente à música.
Já a série “No Ritmo” foi um dos últimos grandes sucessos da emissora Disney na televisão e contou com a estreia de duas atrizes: Bella Thorne e Zendaya, que se tornaram grandes ícones do cinema e da moda. Ao apresentar duas personagens com estilos complementares, mas, diversos (uma mais dramática e outra mais romântica) a série colocou em evidência as novas tendências de moda do mercado, incluindo o exagero dos anos 2010.
Em sua atuação no Disney Channel, Zendaya já demonstrava seu estilo ousado, incorporando streetwear com um toque sofisticado e hoje, é uma das figuras mais influentes da moda global, trabalhando com marcas de luxo como Valentino e Bulgari.
A era recente: Disney como uma plataforma para tendências
Com a evolução da tecnologia, é claro que a Disney acompanharia este movimento e, sendo assim, criou estrelas emergentes na cultura pop para além da emissora, como Olivia Rodrigo, Sabrina Carpenter e Dove Cameron.
A atual cantora Olivia Rodrigo, embora mais conhecida por sua música, sua atual estética é fortemente influenciada por seus primeiros anos na Disney, em séries como: “Bizaardvark” e “High School Musical: The Musical: The Series”. Rodrigo mistura um estilo vintage com punk-rock, popularizando botas pesadas, vestidos florais e peças dos anos 90, frequentemente referenciada em editorias de moda para a geração Z e facilmente um dos ícones das futuras gerações.
Um caso similar aconteceu com a cantora Sabrina Carpenter, uma nova explosão do mundo pop. Conhecida por seu papel em “Garota Conhece o Mundo” e sua transição para a música, Sabrina se destacou por seu estilo elegante e moderno, que reflete uma mistura de feminilidade clássica e tendências contemporâneas. Ela frequentemente combina vestidos românticos com acessórios arrojados e sapatos statement, criando um equilíbrio entre o sofisticado e o jovem, além de claro, trazer peças vintage como o corset em alta. Sua presença em eventos de moda, como desfiles da Fashion Week, solidificou sua posição como uma das estrelas emergentes com maior influência no cenário fashion, que surgiram da Disney.
Já Dove Cameron, ficou conhecida com sua atuação em “Descendentes” e ajudou a trazer o estilo gótico-romântico ao público adolescente, que se mantém na artista até hoje. Seus looks contemporâneos mesclam o glamour de Hollywood com um toque alternativo e são um pilar muito importante de sua carreira atualmente na música. Dove também colaborou com marcas de moda e se tornou uma referência em inovação de estilo.
Colaborações de moda e legado da Disney
Mas não são só os artistas e programas da Disney que influenciaram a moda, já que, a própria empresa possui sua marca de roupas que conta com peças desde um look casual até fantasias e acessórios exclusivos dos parques. A Disney tem um histórico de colaborações com grifes de luxo e streetwear, como Gucci, Coach e Adidas, além de recentemente ter realizado uma collab com a brasileiríssima Bruna Tavares em uma coleção de maquiagem que trazia referências de personagens clássicos e a magia de seu universo.
O fênomeno de Rare Beauty, de Selena Gomez
E não há melhor forma de finalizar essa matéria do que com um dos maiores cases de sucesso da emissora: Selena Gomez. Em “Os Feiticeiros de Waverly Place” a atriz mirim foi colocada nos holofotes e ainda trouxe referências de looks mais ousados e dramáticos. A personagem de Alex Russo trouxe looks femininos e modernos, como vestidos florais e botas de cano alto, que conectaram com o público jovem ao apresentar inventividades para peças cotidianas. Na época, inclusive, Gomez lançou sua própria linha de roupas, Dream Out Loud, trazendo o impacto das telas para às ruas, mas, não deu continuidade ao projeto.
E após se afastar da atuação e se dedicar à carreira na música, Gomez optou por novamente redirecionar sua carreira e se aproximar mais dos universos de moda e beleza, lançando sua marca Rare Beauty no ano de 2020. Com produtos de maquiagem e corpo, a empresa já se tornou uma das mais rentáveis do mercado de beleza e conta com um vasto portfólio de produtos.
Hoje, com um dos perfis mais seguidos do Instagram, a antiga atriz da Disney compartilha inspirações de moda, além de fazer presença na maioria das semanas de moda e eventos do segmento.
A Disney, sem dúvidas, deixará saudades nos telespectadores. Afinal, sua influência nos jovens em todos os aspectos foi inegável. Mas, ainda é possível acompanhar as novas (e antigas) produções da empresa em seu canal de streaming, além da possibilidade de seguir os maiores ícones da emissora nas redes sociais que se mantém fortes influências para as novas gerações e selam seu legado através da nostalgia.