A cor do ano de 2025 eleita pela Pantone surpreendeu as fashionistas ao eleger o Mocha Mousse, um tom de marrom terroso com nuances de bege e cinza. Além de bastante versátil para looks, esta tonalidade também foi aprovada pelo segmento da beleza, já que se trata de uma cor mais natural para cabelos e maquiagens, que já garantem uma composição aliada às tendências sem a necessidade de investir em novas peças de roupas. O salão de beleza CASA VR, localizado na cidade de Campinas, foi um dos primeiros a se antenar na tendência e já tem realizado alguns pedidos de clientes que desejaram começar 2025 de forma fashionista.
A Z foi conferir de perto essas novidades e apurou as principais dicas de CASA VR para incorporar o Mocha Mousse na beleza deste ano!
No Cabelo
De acordo com Letícia Dejavite, proprietária do salão, uma das principais formas de incorporar o Mocha Mousse em composições em 2025 é através da beleza. Sendo assim, tonalidades de cabelo se destacam ainda mais com este marrom mais claro que conversa com muitos tons de pele.
A especialista em coloração e corte no CASA VR, Vanessa Soares, afirma que a tonalidade já têm sido pedida por algumas clientes no salão e se trata de um tom bastante prático: “A Hailey Bieber foi uma das primeiras a lançar essa tendência e está com o cabelo completamente marrom, deixando sua beleza ainda mais natural”, afirma. Apesar das dúvidas recorrentes sobre cartela de cores e coloração pessoal, para trends de cabelo, a especialista diz que o Mocha Mousse se mostra como uma cor bastante versátil e uma forma de variar os resultados finais é através da técnica de cor de fundo que pode trazer uma nuance diferente para a tonalidade, sem necessariamente usar o bege acinzentado. “Através dessa técnica é possível transformar a cor Pantone em uma tonalidade mais terrosa ou caramelo, por exemplo, e deixá-la mais quente. Ou ainda se manter na família dos tons frios com o fundo mais claro e acinzentado com a abertura de fundo. O céu é o limite para uma cor tão versátil como Mocha Mousse!”, diz Vanessa.
Ainda sobre o fundo de coloração, a especialista afirma que opta por manter o fundo natural do cabelo de cada cliente, facilitando o crescimento de raiz e trazendo mais originalidade para a tonalidade: “Geralmente faço uma raiz mais esfumada, que forma um degradê até o tom Mocha Mousse e incorporo a cor de cabelo natural da cliente na tonalidade”, reitera.
Na Maquiagem
A maquiagem é um mundo a parte quando se fala de beleza! Além de técnicas diversas e uma variedade de produtos, através dela é possível expressar a criatividade de formas diferentes. Letícia Dejavite afirma que a make é um dos principais aspectos em que a Mocha Mousse deve aparecer em 2025, principalmente para aquelas que gostam de manter a cor de cabelo mais clara.
A maquiadora do CASA VR, Thais Gasmenga, afirma que os tons de marrom frio prometem voltar a ser tendência no ano de 2025 que já possui a influência de trends de beleza mais europeias. Thais já observa uma diversificação no mercado nacional, que depois de anos trazendo tons quentes, tem apostado em mais produtos com uma tonalidade fria para serem usados na make: “Mas não é por isso que a maquiagem deve ser inteiramente fria. O Mocha Mousse serve como uma base que pode ser aplicada antes de outras sombras mais quentes, por exemplo”, complementa.
Para Thais este momento é importante para o mercado de beleza brasileira que vêm apostando em tons mais terrosos, principalmente em blushes que podem ficar muito bem com o Mocha Mousse. Aliás, a maquiadora diz que os tons metalizados devem ser os protagonistas de makes com a cor Pantone 2025: “Por se tratar de um tom versátil e elegante, é possível usar desde sombras e pigmentos dourados e pratas até cores mais ousadas para produzir um visual marcante, mas que harmoniza sutilmente com o rosto de cada cliente”.
E para quem quer ousar?
E por falar em ousar, as cores neutras também permitem um toque de aventura!
“No cabelo a principal forma de ousar seria no corte”, diz Vanessa. Tendo em vista as recentes tendências do Wolf Long, de Billie Eilish e Zendaya, ou de cortes como o Pixie, que apostam em comprimentos mais curtos e repicados, assim como o de Agatha Moreira, para a especialista é possível fazer uma composição interessante com a tonalidade Mocha Mousse. As mechas em tons fantasia, tal qual ícones como Avril Lavigne, também estão liberados, mas para Vanessa eles serão limitados a um grupo menor de clientes: “Por se tratar de uma cor mais neutra, o corte é a forma mais segura e cotidiana de se ousar, com camadas, franjas e repicados estratégicos”.
Já para a maquiagem, Thais afirma que os delineados metalizados devem ser uma ótima aposta para um esfumado com o tom Mocha Mousse. Desde tons prateados até cores mais vibrantes podem ser aliadas para uma make mais dramática. Além disso, a as pedrarias também são uma aposta popular: “Apesar de mais chamativas, as pedrarias podem ser uma pegada diferenciada para datas comemorativas”, diz a maquiadora.
“Raramente a cor do ano Pantone é tão versátil para ser usada na beleza. Geralmente os tons mais vivos estão ligados à micro trends e estilos mais dramáticos, mas, este ano a cor Mocha Mousse promete para os salões de beleza!”, finalizam as profissionais.
Sobre o Casa VR
O Casa VR, salão de beleza que realiza um atendimento de alto padrão, localizado em Campinas, interior de São Paulo, busca aderir às novidades que virão em 2025. Fundada por Letícia Dejavite e seu marido, apaixonados pelo universo da beleza, o espaço possui o compromisso de adaptar-se às inovações do mercado é feita pela equipe de Hairstylist do luxuoso estabelecimento, que com suas especialidades, se dedicam a valorizar a beleza individual de cada cliente, assegurando que as pessoas que frequentam o Casa VR possuam um visual que evidencie sua verdadeira essência e, simultaneamente, traga a modernidade por meio das técnicas utilizadas pelos profissionais do salão, alinhando-se com as tendências projetadas e garantindo a contemporaneidade em cada trabalho.