No último dia 13 de junho, os estudantes do curso de Design de Moda da PUC-Campinas organizaram o primeiro desfile de moda da universidade, com a temática “A valorização dos trabalhadores através da tecnologia”, resultado da colaboração com o Movimento Sou de Algodão.
O evento buscou trazer a relevância dos profissionais da indústria têxtil no contexto dos avanços tecnológicos e inspirar o programa de Rastreabilidade do Movimento Sou de Algodão, que visa trazer transparência aos processos de compra, venda e consumo.
Utilizando a tecnologia Blockchain, o programa permite que cada etapa percorrida por uma peça de roupa até chegar ao consumidor final, seja registrada e acessível de forma confiável.
Os estudantes de Design de Moda da PUC-Campinas utilizaram peças fornecidas pelo acervo do Movimento Sou de Algodão, que desde 2016 promove a moda responsável e contou com looks compostos por algodão e denim, além de técnicas manuais como patchwork e crochê.
As peças foram criadas por estilistas que representam o cenário contemporâneo da moda brasileira, como Heloise Faria, Dendezeiro, David Lee, Amapô, Zé Takahashi, Artesã Ednéia Sinatra, Martins, Milene Kuhn, Frede Gomides, Weider Silverio e Pedro Korshi, cujas produções já desfilaram no São Paulo Fashion Week. O evento apresentou peças inspiradoras, fruto do compromisso de seus criadores com a moda responsável e o respeito aos trabalhadores. Ao promover o algodão e o avanço tecnológico, o Movimento Sou de Algodão reafirma seu compromisso com um futuro mais justo, ético e ecologicamente consciente para a indústria da moda brasileira.