Comemorado nesta última semana, no dia 19 de novembro, o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino é um grande marco num mercado cada vez mais composto por mulheres na liderança. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar a população sobre os desafios enfrentados por mulheres que lideram empreendimentos, geram empregos, promovem desenvolvimento econômico e transformação social.
Pensando nisso, a Z finaliza essa semana com alguns nomes de empreendedoras da moda e da beleza e suas contribuições para o segmento.
Bárbara Brito
Em 2012, Bárbara Brito se mudou para a Irlanda com o objetivo de cumprir a promessa de sua mãe de proporcionar uma educação superior. Ela se formou em Comunicação Social na prestigiada University College Dublin (UCD) e, três anos depois, mudou-se para Lisboa, onde ficou hospedada no hostel Selina, que viria a ser um marco importante em sua carreira. Ao longo de oito anos na empresa, Bárbara ocupou cargos de liderança, culminando como Chief of Staff no departamento global de Brand e Creative da rede multinacional de co-living. Após retornar ao Brasil, co-criou, ao lado da jornalista Luiza Brasil, o MEQUELAB, um laboratório de comunicação, e conheceu seu marido Levis, com quem se casou em uma cerimônia emblemática no Copacabana Palace.
A essa altura Levis conduzia, ao lado do criativo Kevin David, o projeto “Jantar Preto”, um evento que desde 2023 busca empoderar e promover o protagonismo negro em espaços de luxo. O projeto atraiu patrocínios de grandes marcas como Nike, Meta e Chandon, e contou com a presença de celebridades como a atriz Angela Bassett (Tina Turner, Pantera Negra e American Horror Story). Em 2024, Bárbara assume a presidência do evento, que terá sua edição em São Paulo, no próximo dia 26 de novembro, com patrocínio da L’Oréal Paris. Na ocasião, ela mediará um talk sobre a comunidade negra no mercado de luxo, com base em uma pesquisa inédita realizada em parceria com a multinacional francesa.
Carol Bassi
Mulher poderosa, mãe de dois filhos, empresária de sucesso, referência na moda nacional e influenciadora digital, Anna Carolina Bassi é exemplo de uma história inspiradora. Criou sua marca, a CB, aos 40 anos pois, segundo a própria, não existe hora certa para mudar os planos, o desejo de tentar algo novo pode vir independentemente da idade.
A mudança que somou no negócio
Com dom nato para comunicação e muita vontade de fazer acontecer, Carol escreveu sua história e hoje, 10 anos depois do nascimento da CB, comemora sua melhor fase profissional, fazendo parte do maior grupo de moda da América Latina, o Azzas 2154, da fusão do Grupo Soma e Grupo Arezzo. Prestes a celebrar três anos da venda para a Arezzo&Co (numa aquisição avaliada na época de R$180 milhões em 30 de novembro de 2021), a empresária mostra seu foco constante no crescimento do negócio: a CB cresceu em receita bruta em 40% comparado ao período de 2023, com ganho de margem. O e-commerce da marca teve recorde de vendas, com um crescimento de 30% versus ao período de 2023. Os números impressionam e mostram o forte pilar e foco nos próximos anos neste processo de expansão (atualmente possui lojas físicas em São Paulo, Rio de Janeiro (duas unidades), Belo Horizonte, Curitiba e Goiânia).
Helena Bordon
Helena Bordon é uma empresária e influenciadora de 38 anos nascida em São Paulo. Em 2012 a empresária deu seu pontapé inicial profissionalmente no meio de comunicação criando um dos primeiros blogs focados em moda e lifestyle – e foi uma das pioneiras no meio a ajudar nesta revolução e nova forma de fazer e vender conteúdos. Já em 2015 entra de cabeça no meio dos negócios lançando uma marca própria de óculos, num meio que ainda não tinha produtos acessíveis e de qualidade no Brasil. Em 2019 da continuidade na marca By Helena Bordon mas desta vez visando oferecer roupas de qualidade e mais focadas em street style, o que na época no Brasil não era tão comum. A marca inicia com moletons, camisetas, e jeans e depois abre o portfólio para itens de alfaiataria, vestidos e mais. A primeira loja abriu em agosto de 2020 no Shopping Cidade Jardim e de cara já foi um enorme sucesso. Atualmente Helena é responsável por toda parte de marketing e estilo da marca, enquanto seu sócio Marcelo Figueiredo por sua vez foca em toda parte administrativa da empresa. Em 2020 Helena Bordon lança ao lado da Dr. Dermatologista Alessandra Fraga sua marca própria de skincare “Hela Beauty”, uma marca vegana e cruelty free com grande destaque no mercado.
Malu Borges
Malu Borges é uma influenciadora e empresária que ficou conhecida nacional e internacionalmente por seus conteúdos exclusivos e looks irreverentes nas redes sociais. Recentemente Malu inaugurou própria agência digital, a NEXTGEN. Com sede no Rio de Janeiro, a empresa tem Malu como co-fundadora, além dos sócios Márcia Borges, Phillipe Angeli e Rayane Almeida, que entram com know how e expertise na área digital e de comunicação. A NEXTGEN é voltada diretamente às transformações digitais e às mudanças comportamentais da Geração Z, além do foco em estratégias que possam colaborar com o conteúdo dos influenciadores. Além desta novidade, recentemente Malu também lançou sua própria marca de Wellness “Soon”, com objetivo de reforçar rituais de cuidados e bem estar.
Marcella Tranchesi
Marcella Tranchesi é uma influenciadora e empresária nascida em São Paulo. Marcella é um dos grandes destaques quando o assunto é beleza, moda e bem estar nas redes sociais. Este ano entrou no mundo dos negócios lançando sua própria marca “Doce Aquarella”, uma doceria com foco em bolos caseiros que já na sua primeira semana de funcionamento foi um grande sucesso. Doce Aquarella nasce de uma enorme paixão da empresária que sempre teve uma ligação muito natural e genuína com tudo relacionado à gastronomia.
Mariana Sampaio
Mariana Sampaio é uma comunicadora e empresária de 28 anos nascida em São Paulo. A jovem iniciou seus trabalhos nas redes sociais aos 14 anos, se tornando um dos principais ícones da geração. Sempre atenta às transformações digitais no Brasil, Mari Sampaio fez parte de toda esta nova era, sempre se adaptando às tendências, sem deixar sua essência de lado. Hoje, com milhões de seguidores, se mantém no topo da internet e no mundo dos negócios com conteúdos únicos relacionados à beleza, moda, bem-estar, lifestyle e empreendedorismo. Com um grande interesse e relação muito próxima à temas relacionados à beleza e skincare desde sua entrada nos meios digitais, hoje é referência entre grandes marcas por trazer esse universo de forma autêntica e inspiracional. Em 2021, com uma grande vontade de explorar novos caminhos e aprendizados, decidiu empreender e criar sua própria marca de roupas, a MYNE, com objetivo de trazer uma moda “descomplicada”, com conforto, qualidade e preço justo.
Silvia Braz
Reconhecida como uma das cinco influencers mundiais com maior valor de impacto na mídia (pesquisa realizada pela Launchmetrics), top 3 influenciadores mais admirados pelo mercado em 2024 pela pesquisa Influence Marketing Scope e na lista das Mulheres de Sucesso da Forbes 2024, Silvia Braz se destaca também no empreendedorismo, sendo representante de empreendimentos imobiliários, shoppings e grupos hoteleiros. Atualmente tem mais de 50 contratos ativos e, em 2024 lançou sua primeira coleção de bolsas e calçados em colaboração com a Arezzo, recorde de vendas da marca.
Thássia Naves
Thássia Naves é uma comunicadora e empresária natural de Uberlândia, Minas Gerais. Iniciou o seu blog em 2009, após uma aula de website do curso de publicidade, do qual também é formada. Com o objetivo de compartilhar suas experiências e se divertir, Thássia apresenta dia após dia assuntos relacionados à moda, beleza e lifestyle. Com números surpreendentes, Thássia Naves reúne mais de 4 milhões de seguidores só no Instagram. A it girl também tem reconhecimento internacional, aparecendo em um ranking divulgado pela revista Glamour Espanha como uma das mulheres mais influentes do mundo da moda e considerada pela BOF como uma das pessoas mais influentes da moda. Em 2021 lançou sua marca própria de roupas esportivas “TN”, e atualmente mantém parceria de sua marca juntamente com a Alto Giro.