Adotar uma rotina skincare, manter uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos, ter boas noites de sono e evitar o tabagismo e o consumo de álcool são algumas promessas que você pode fazer na virada do ano para conquistar uma pele muito mais bonita e saudável. Mas, para quem deseja algo a mais e quer começar o ano com uma pele renovada e com muita beleza, vale a pena investir na realização de procedimentos estéticos para cuidar da face e combater alterações como manchas, rugas, flacidez ou então melhorar o glow. Abaixo, um time de especialistas listou algumas opções de tratamentos para apostar em 2025. Confira:
Efeito lifting imediato do Volnewmer: Por meio do aquecimento promovido pela radiofrequência monopolar, Volnewmer aquece a derme chegando até a temperatura de 60°C e por isso estimula e reorganiza as fibras de colágeno, segundo a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Com isso, o procedimento consegue melhorar a textura da pele, dar viço e reduzir sinais de envelhecimento. O tratamento é indicado para todos os tipos de pele e a grande vantagem é que não necessita de tempo de recuperação. E o melhor de tudo: é indolor!”, completa a dermatologista. Com Volnewmer, há a “redensificação” da pele, com melhora da espessura da pele que afina com o processo natural de envelhecimento. “Essa radiofrequência traz um resultado imediato de efeito lifting em marcação de vetores da face logo após a sessão e que continua promovendo a formação de colágeno por até seis meses. Conseguimos promover fibras de sustentação homogêneas tonificadas e densas na área de proliferação mais metabólica na segunda camada da pele (derme) tornando-a mais densa, túrgida e viscoelástica”, completa a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
O grande skincare de consultório Hydrafacial: Como os ácidos são fotossensibilizantes, o uso deles no verão deve ser feito com parcimônia e sempre com orientação médica, segundo a dermatologista Dra. Flávia Brasileiro. “Uma alternativa mais interessante é a indicação de procedimentos como a hidrodermoabrasão do Hydrafacial, que promove melhora instantânea da qualidade da pele, auxiliando na uniformização do tom e da textura e no aumento da firmeza, viço, maciez e brilho da pele graças a uma patenteada tecnologia que consegue expelir e remover facilmente as impurezas da pele enquanto fornece soluções hidratantes. O procedimento promove um peeling gentil para a pele, mas repõe substâncias hidratantes e nutritivas”, explica a dermatologista Dra. Flávia Brasileiro. O procedimento, que melhora o glow da pele, não exige tempo algum de recuperação e a única indicação, que é universal, é o uso do protetor solar.
O quente e frio do Oliglio X: Segundo o dermatologista Dr. Renato Soriani, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), expert em tecnologias dermatológicas e ex-coordenador do Departamento de Laser e Tecnologias da SBD (2017-2021), Oliglio X é uma evolução da radiofrequência tradicional e ideal para combater a flacidez facial. “O Oligio X é a única radiofrequência monopolar do mercado associada com uma tecnologia exclusiva de crioterapia fracionada a gás. Esse mecanismo promove uma refrigeração da pele que, além de diminuir o desconforto, ainda potencializa a ação da energia de radiofrequência, que estimula colágeno por meio do aquecimento do tecido. Então, quando combinadas, ocorre um choque térmico que estimula a ação de proteínas específicas, chamadas de heat shock proteins, o que resulta em uma produção muito maior das fibras de colágeno e elastina, com consequente melhora da firmeza e da flacidez da pele”, diz o dermatologista. Segundo a dermatologista Dra. Mônica Aribi, Oliglio X traz a associação entre radiofrequência e crioterapia, o que permite a entrega de energia em dois tipos de pulso: modo G e modo X. “Enquanto o modo G tem ação mais superficial, o modo X atua profundamente na pele. Além de permitir uma poderosa personalização para atender as necessidades específicas de cada pacientes, esses dois modos podem ser combinados para realizar um tratamento multicamadas. Isso traz um impacto muito positivo na redefinição do contorno facial. Além disso, é uma excelente opção para combater rugas e flacidez na área dos olhos, sendo que, nesses casos, apenas o modo G é utilizado devido à espessura da pele.”
O poder regenerador do Lipocube: O Lipocube é um pequeno cubo que permite que a gordura, coletada do próprio paciente no consultório sob efeito de anestesia local, seja transformada em um material rico em células-tronco e fatores de crescimento com propriedades rejuvenescedoras e regeneradoras da pele e tecidos. “Como esse dispositivo é capaz de quebrar a gordura em diferentes tamanhos dependendo da necessidade, conseguimos realizar um rejuvenescimento global da face, tratando todos os fatores envolvidos no processo do envelhecimento do rosto, da reabsorção óssea e dos compartimentos de gordura até a perda da qualidade da pele”, destaca o dermatologista Dr. Renato.
A clássica toxina botulínica: O “botox” nunca sai de moda! Figurando entre os procedimentos mais realizados no mundo, a toxina botulínica segue como uma das melhores opções para o tratamento de rugas e linhas finas. “Se aplicada corretamente, a toxina botulínica age interrompendo a ação entre o nervo motor e o músculo, o que paralisa a musculatura. Desse modo, eliminamos as rugas, já que estas são consequências da contração muscular”, afirma a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Isaps (International Society of Aesthetic Plastic Surgery). “Sempre aviso os pacientes a importância de fazer toxina botulínica na face e também no pescoço. O músculo do platisma é depressor da face, ou seja, as contrações tendem a puxar para baixo toda a região do terço inferior”, explica a médica Dra. Cláudia Merlo. “Claro que há muito benefício também para o pescoço, afinal essa é uma pele fina e delicada, que também forma rugas e linhas com facilidade”, explica a Dra. Cláudia Merlo.
A renovação promovida pelo Hybrid Co2: O laser de CO2 sempre foi um destaque quando o assunto é rejuvenescimento da pele e, agora, uma novidade é a associação de um duplo padrão no mesmo disparo de laser. “A tecnologia Hybrid Co2 consegue, simultaneamente, entregar uma ablação central e um estímulo não ablativo paralelo, com uma coagulação se iniciando ao redor dessa ablação inicial. Ou seja, há um estímulo superficial e profundo ao mesmo tempo, uma dupla ação que consegue a contração máxima da pele. Isso melhora os resultados em tratamentos de rugas, flacidez e resurfacing de pele”, explica o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O dermatologista conta que essa técnica permite o melhor dos dois mundos. “Lasers ablativos removem a primeira camada da pele, promovendo uma descamação e um estímulo para criação de uma pele mais lisa e iluminada que chega na superfície. Os lasers não ablativos são mais profundos, ajudam no estímulo de colágeno, mas contraem menos a pele pelo menor efeito térmico. Proporcionar esse duplo padrão no mesmo disparo traz benefícios para o rejuvenescimento da pele, no tratamento de rugas e flacidez, além de melhorar a textura, a uniformidade e o brilho”, conta o médico Dr. Abdo.
A naturalidade do Deep Plane Facelift: As cirurgias plásticas também são multidimensionais. E, nesse sentido, a maior evolução foi observada na técnica de lifting facial. “A técnica tradicional de lifting facial promove um tracionamento apenas da pele, não atuando sobre a gordura e a musculatura, que também pode estar flácida e mal posicionada. Nesses casos, esticar somente a pele pode gerar um resultado artificial, sendo necessário então tratar também a camada muscular”, explica a cirurgiã plástica Dra. Beatriz. Segundo o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a técnica permite um rejuvenescimento mais eficaz e natural para o rosto, com resultados muito mais duradouros. “Isso porque, com o Deep Plane, tratamos não só a pele, mas também o SMAS (Sistema Músculo Aponeurótico Superficial) de maneira mais profunda, realizando um melhor reposicionamento de todas as camadas que tiveram sua anatomia alterada com a idade”, destaca o especialista. A ideia da técnica pode ser estendida ao pescoço, no Deep Neck Lift. “Esse procedimento é uma excelente estratégia para melhorar significativamente o contorno facial, pois trata todas as camadas do pescoço, inclusive músculos, gordura profunda e glândulas submandibulares que podem ter crescido de tamanho”, afirma o Dr. Paolo Rubez, que explica que a grande vantagem da técnica está no fato de garantir resultados mais naturais e duradouros. “E o Deep Neck Lift é indicado para qualquer caso em que o paciente precise de um melhor contorno do pescoço, independentemente da idade, podendo então ser realizado tanto em pacientes mais jovens quanto em pessoas que já apresentam sinais avançados de envelhecimento, nesse caso geralmente associado ao Deep Plane FaceLift”, finaliza o cirurgião plástico.
FONTES:
*DR. ABDO SALOMÃO JR: Doutor em Dermatologia pela USP (Universidade de São Paulo). É sócio Efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Membro da American Academy of Dermatology (AAD), Sociedade Brasileira de laser em Medicina e Cirurgia e do Colégio Ibero Latino Americano de Dermatologia. Dr. Abdo Salomão Jr. ministra aulas nos principais congressos nacionais da especialidade. Além disso, já deu aulas na Austrália, Itália e Coréia do Sul. É uma referência em conhecimento de lasers e tecnologias para fins dermatológicos e estéticos. Diretor da Clínica Dermatológica Abdo Salomão Junior. Instagram: @drabdosalomao
*DRA. CLAUDIA MARÇAL: Médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da American Academy Of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Possui especialização pela AMB e Continuing Medical Education na Harvard Medical School. É proprietária do Espaço Cariz, em Campinas – SP, speaker de laboratórios globais de dermocosméticos e de fabricantes de equipamentos. CRM: 78980 / RQE: 31829. Instagram: @draclaudiamarcal
*DRA. CLÁUDIA MERLO: Médica. Diretora da Clínica Cláudia Merlo. Instagram: @dra.claudiamerlo
*DRA. FLÁVIA BRASILEIRO: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com mais de 20 anos de atuação em Dermatologia e Cosmiatria. Formada em Medicina na Universidade do Oeste Paulista, de Presidente Prudente (SP), fez Residência em Clínica Médica na Irmandade Santa Casa de São Paulo e em Dermatologia na Universidade do Oeste Paulista. Foi docente da Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste Paulista, de 2007 a 2014. A médica participa periodicamente de Congressos, Workshops e Simpósios nacionais e internacionais. Instagram: @draflaviabrasileirodermato
*DRA. MÔNICA ARIBI: Dermatologista, sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e International Fellow da Academia Americana de Dermatologia. A médica é Mestra em Ciências da Saúde pelo IAMSPE e Membro Internacional da European Academy of Dermatology and Venerology. Precursora em Tecnologias Dermatológicas, também é palestrante nacional e internacional em vários congressos da área de Dermatologia e especialidades afins. CRM: 53.387 | RQE: 35.101. Instagram: @clinicamonicaaribi
*DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais. Instagram: @drapaoladermatologista
*DR. RENATO SORIANI: Dermatologista membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Mestre em Dermatologia pela USP e ex-coordenador do Departamento de Laser e Tecnologias da Sociedade Brasileira de Dermatologia (2017-2021), o médico é CEO da Renascence Dermatologia (Ribeirão Preto/SP) e Key Opinion Leader nacional e mundial de marcas como INMODE, Entera, DEKA e LMG, além de atuar como coordenador e palestrante em congressos nacionais e internacionais. CRM 121106 | Instagram @renatosoriani.dermato
*DRA. BEATRIZ LASSANCE: Cirurgiã plástica formada na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e residência em cirurgia plástica na Faculdade de Medicina do ABC. Trabalhou no Onze Lieve Vrouwe Gusthuis – Amsterdam -NL e é Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) e da American Society of Plastic Surgery. Além disso, é membro do American College of LifeStyle Medicine e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida. Instagram: @drabeatrizlassance
*DR. PAOLO RUBEZ: Cirurgião plástico formado pela UNIFESP, é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), da Associação Brasileira de Cirurgia Plástica (BAPS), da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS) e da Sociedade de Cirurgia de Enxaqueca dos EUA. Dr. Paolo Rubez é Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. O médico tem 12 Observerships em Cirurgias Plásticas Faciais, nos EUA, sendo 8 com o Dr. Bahman Guyuron em Cleveland. É idealizador do Migraine Surgery Academy, que ensina e estimula cirurgiões plásticos de todo mundo a realizarem as cirurgias de enxaqueca a fim de beneficiar mais pacientes com o tratamento. Instagram: @drpaolorubez