Bridgerton e sua moda: como ela se fez presente e deve se mostrar na 3ª temporada?

16 de maio de 2024

#Destaque

By: Redação

Nesta quinta-feira, 16 de maio, a Netflix lançou mais uma temporada da série que conquistou os amantes de história e de moda não só pelo roteiro, mas por toda ambientação: “Bridgerton”. As produções da série, inspirada por uma coletânea de histórias de Julia Quinn que se passa nos anos de 1813 e 1827, são protagonistas das cenas e remontam o século XIX. Com tendências que refletem a sociedade da época e traços de modernidade, a equipe de figurino da trama também se preocupa em transparecer a personalidade e história de cada personagem através de suas roupas.

A figurinista, Ellen Mirojnick, coloca a moda como um importante elemento da narrativa de Bridgerton, que faz jus não somente a sua época como também a história particular de cada família. Sua intenção de valorizar o contexto da obra cinematográfica com o figurino era tanta, que até mesmo em sua forma de produção há a preocupação em manter as técnicas mais fidedignas possível, com diversos itens feitos à mão. Durante a primeira temporada, estimou-se que aproximadamente 7.500 peças foram feitas dessa forma e mais de 230 pessoas trabalharam nas criações.

E para já esquentar o clima do lançamento da 3ª temporada de Bridgerton, a Z Magazine separou as curiosidades de moda da série das primeiras temporadas e os detalhes por trás de cada um dos figurinos das famílias. Acompanhe:

*Fotos: Netflix/Pinterest

Família Bridgerton

A família que protagonizou a primeira temporada e dá nome à série é formada por Lady Violet e seus 8 filhos. Nas produções, todos seguem uma paleta de cores mais neutras, sendo cada membro da família identificado por um tom predominante.

Figurinos de destaques da família:

Com uma pegada mais romântica, a família Bridgerton possui uma moda com detalhes florais e mais fluidas, sobretudo quando falamos de Daphne, que é marcada por vestimentas em tons de azul claro e remetem a sua pureza.

Já Eloise, a filha contestadora da família, comumente é vista em looks mais sóbrios, que reforçam sua principal luta na série: a busca pela liberdade feminina na sociedade. Aliás, a personagem é relutante quanto à moda da época, acreditando se tratar de uma convenção que prefere não adotar. Nesta cena, inclusive, Eloise está com uma roupa bastante extravagante contra sua vontade, que carregam excessos como plumas em sua cabeça, na época vistas como símbolo de poder da alta sociedade.

O contraponto das duas irmãs, bem como delas com o resto dos personagens mostra o potencial da moda em caracterizar cada um dos protagonistas da narrativa e suas crenças, que traz novamente a importância da moda em voga para compor e contextualizar uma obra cinematográfica.

Família Sharma

Já a segunda temporada traz o enfoque na família Sharma, formada por 3 mulheres, uma mãe viúva e suas filhas, que possuem raízes indianas. Apesar de as cores dos figurinos não variarem tanto do que é observado na família Bridgerton, o destaque vai para seus detalhes, com maior uso de pedras brilhantes e bordados elaborados, que remetem à cultura das personagens.

Figurinos de destaque da família:

As duas irmãs são representadas através de suas produções forma complementar. Enquanto Edwina, a caçula, usa tons mais sóbrios, sobretudo o rosa bebê (que simboliza a sua inocência que faz jus a história da personagem na série), Kate, a irmã mais velha, usa tons mais vibrantes, como o roxo, que muitas vezes aparece de forma monocromática na composição de seus figurinos.

Algo interessante destas personagens é o uso frequente de luvas, chamadas de “luvas da noite”, que cobrem acima de seus cotovelos e eram usadas como símbolo de modéstia em ocasiões formais, como uma forma de respeitar os dogmas da época que prezavam pela exposição de pouca pele.

Família Featherington

E para completar a tríade da série Bridgerton, a família Featherington, formada por uma mulher e suas três filhas, é a que se destaca com a moda mais exuberante da série. Lady Portia, a matriarca, coloca suas 3 filhas em evidência que, estão em idade apropriada para o casamento, e utilizam da moda extravagante para chamar mais a atenção de possíveis parceiros e da alta sociedade britânica.

O grande destaque da família:

Penelope Featherington em seu tom de amarelo icônico.

Está aí a personagem que protagonizará a terceira temporada e deve trazer ainda mais referências de sua história em seus figurinos. Penelope Featherington, é a filha mais autêntica da família e que se questiona muitas vezes quanto aos valores da sociedade impostos por sua mãe sobre buscar um marido. Ela ainda é uma mulher observadora, inteligente e contestadora, que usa de seus conhecimentos para chacoalhar a corte. É melhor amiga de Eloise Bridgerton, o que gera diálogos bastante interessantes sobre a época entre as personagens.

A sua estética foi a que mais mudou ao longo da série, que antes acompanhavam os tons mais sóbrios de suas irmãs, mas que rapidamente foram substituídos por este amarelo vivo que tanto associamos à personagem.

A cor, bastante associada a otimismo e alegria, faz jus à jornada da personagem que, aos poucos, se liberta das amarras de sua família e passa a viver conforme seus ideias. Mal podemos esperar para ver o que esta terceira temporada nos reserva para Penelope e os outros personagens!

E para quem acha que os homens são muito vaidosos hoje, é porque não conhecem os personagens da série e suas inspirações da época. O que não faltam nas produções masculinas são coletes bordados e gravatas extravagantes, que compõem figurinos bastante criativos e autênticos.

A terceira temporada de Bridgerton estreou ontem, 16 de maio, na Netflix e mal podemos esperar pelas referências de moda dos novos episódios!

SIGA-NOS EM NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS

TAGS:

bridgerton

Compartilhar:

Bem vindo a revista Z Magazine!